quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Um passeio pela feiras de Manhattan

 

A manjada calça legging com estampa da bandeira americana, quinquilharias resgatadas do baú da vovó, maple syrup para a panqueca do final de semana, artesanato duvidoso, ímãs de geladeira, junk food, comida saudável, gastronomia internacional, produtos orgânicos, flores, vinhos de procedência duvidosa, chás, enxoval, antiguidade e muita coisa estranha – e é claro, falsificações de toda sorte.  A lista é apenas uma demonstração do que pode ser encontrado nas dezenas de feiras de rua de Nova York.

 

É quando a primavera já bate na porta dos novaiorquinos – lá pela segunda quinzena de março – que elas invadem as ruas e avenidas da Big Apple, fechando tudo para o tráfego de carros e transporte público nos finais de semana. Para quem gosta de medir quarteirão, não há programação melhor. Esses espaços abrigam famílias e alternativos de todas as tribos.

 

Modelo de negócio dos mais antigos do mundo, nas feiras é possível encontrar o tipo de lembrancinha certa para cada um – em tempos em que carregar bagagem exagerada virou coisa proibitiva. E aqui em Nova York cada distrito tem o seu calendário – a maioria deles tem festivais de comidas e outros eventos durante a temporada primavera-verão.

 

Assim como os mercados a perder de vista que toda cidade grande tem, o importante nas feiras é saber onde e como barganhar. Nada de pedir desconto aos produtores locais que produzem o próprio queijo e os vegetais orgânicos. A pechincha é bem vinda em tendas de árabes – que não perdem negócio –, na dos indianos, que precisam despachar os seus “panos”, nas dos turcos, que são duros na queda, mas adoram a sensação de que saíram no lucro colocando o preço da etiqueta bem acima do que vale a mercadoria.

 

O que vale mesmo é comprar algo “diferentoso”, único, e degustar comidinhas diferentes ao longo das barracas que oferecem absolutamente de tudo. E, delícia, sentir-se um new yorker no meio daquela Babel de consumo, nem sempre barata. É preciso pesquisar – e desfrutar do que o seu dólar pode pagar.

 

No link abaixo, o endereço das mais agitadas feiras de Manhattan

http://www.manhattanbuzz.nyc/manhattan-street-fairs—street-festivals-in-manhattan-nyc-cms-387

Avatar

Este post foi escrito por: Carmen Lucia

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

2 comentários em "Um passeio pela feiras de Manhattan"

Deixe uma resposta