sábado, 18 de maio de 2024

A arte nos conecta e transcende o tempo

 

 

A Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (Go), a (TeNpo) 2024, já tem data marcada. O evento que movimenta a cena teatral do Norte goiano começa em 29 de março e segue com oficinas e espetáculos até 07 de abril. Este ano, o tema será “A arte nos conecta e transcende o tempo”.

 

Uma das novidades da edição deste ano é o retorno da encenação da Paixão de Cristo, que não é realizada desde 2019 por conta da pandemia da Covid-19. “Esse é um espetáculo muito importante para todos os porangatuenses e o apoio do Governo de Goiás é fundamental para o seu retorno. E o melhor é que ele retorna dentro do evento de teatro mais importante do estado”, comemora a prefeita Vanuza Valadares.

 

Além das oficinas de teatro e dança com grandes nomes regionais e nacionais já oferecidas anualmente no TeNpo, a mostra deste ano também vai levar aulas de artes do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec). “Nosso levantamento mostrou que poderíamos investir mais na capacitação durante o evento e o Cotec vai nos ajudar nessa missão. Serão oficinas artísticas de iniciação e, quem quiser avançar nos estudos, poderá fazer as outras oficinas também”, explica a secretária de Estado da Cultura Yara Nunes.

 

Programação

A encenação da Paixão de Cristo será realizada no dia 29 de março. Já as oficinas serão realizadas em duas etapas: a primeira entre os dias 1º e 3 de abril com aulas do Cotec. Do dia 04 a 7 de abril serão oferecidas aulas de artes cênicas com grandes nomes regionais e nacionais da área.

 

Os espetáculos teatrais e de dança começam no dia 04 e vão até o dia 07 de abril. Serão, ao todo, 15 apresentações. A programação completa e datas de inscrições serão divulgadas em breve. O TeNpo é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), via Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). A mostra conta ainda com as parcerias da Secretaria de Estado da Retomada, Prefeitura de Porangatu e do Goiás Social.

 

Teatro voluntário

A encenação da Paixão de Cristo é um espetáculo que mistura fé e tradição, e que envolve a comunidade há mais de 35 anos. Para participar da 36º edição do evento, é necessário se inscrever. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do dia 22 de fevereiro, das 08h às 11h e das 13h às 17h, na secretaria do Centro Cultural de Porangatu.

 

Foto: Secult

Com: Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta