segunda-feira, 17 de junho de 2024

A melhor comida contadina da Toscana

 

Comer bem na Itália é sacerdócio para os italianos e os estrangeiros pegam carona nessa tradição à mesa, que aqui é dissociada do bem-viver. No domínio do país da bota a comida é boa em qualquer birosca de beira de estrada, qualquer portinha nas grandes cidades e, por incrível que possa parecer, é divina até no posto de gasolina no meio das bem conservadas auto-estradas.

É que italiano leva o ritual do mangiare muito a sério. O grande homem de negócio e o contadino se igualam à mesa quando estão de frente ao copo de vinho, o primeiro e o segundo prato, pelo menos. A comida nivela o italiano por cima, não importa o nível de sofisticação gastronômica do local.

 

Aqui em Firenze tem muitos lugares que provam essa constatação. Pagam-se mais às vezes pelo ambiente e o ritual que precede a refeição, mas via de regra comida boa não consome muitos euros. Um dos lugares que bem se encaixam nessa teoria é a Trattoria da Rocco, restaurante que serve comida deliciosa, a preços que variam entre 3 e 8 euros.

Fica na Piazza Ghiberti, nos domínios do histórico Marcado de Sant´Ambrogio, ponto de efervescência diária na bela cidade – aliás, o bairro é bem movimentado. Uma estrutura comprida, com mesas coletivas, entradas pelas laterais e um corredor no meio, onde ficam os pratos do dia que o divertido Rocco, típico italiano contadino e sua família montam na vista do freguês. Chegam à mesa junto com vinho da casa em garrafa vintage e ele chuta o quanto foi consumido – nunca mais que 2 euros.

Da Rocco serve a típica comida caseira da Toscana com massas tradicionais, variações de peixe, porco, javali, ossobuco escandaloso, almôndega, polenta com ragú; tudo em porções generosas, já no prato, com pão para acompanhar, é claro. Não tem pra quem quer. Tem de chegar cedo e esperar que as portinhas se abram.

Avatar

Este post foi escrito por: Anna Paula Guerra

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

1 comentários em "A melhor comida contadina da Toscana"

Deixe uma resposta