quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Aberta a temporada do Festival Internacional de Cinema de Goiânia

 

O III Festival Internacional de Cinema de Goiânia (GIFF) tem início nesta terça-feira, 3 de dezembro, com uma agenda que reúne mais de 40 produções regionais, nacionais e internacionais, além de debates e oficinas. As mostras ocorrerão no Cine Ritz até o dia 8, destacando a diversidade de narrativas e estéticas cinematográficas. Confira a programação completa em giff.art.br ou no instagram @festivalinterdegoiania.

 

A cerimônia de abertura, às 19h, no Cine Ritz, em Goiânia, Goiás, e contará com o lançamento do longa-metragem “O Clube das Mulheres de Negócios”, dirigido por Anna Muylaert. O filme, que venceu o prêmio especial do júri no Festival de Gramado e tem produção da GloboPlay, será apresentado pela própria cineasta, acompanhada das atrizes Maria Bopp e Grace Gianoukas. Após a sessão, o público poderá participar de um bate-papo com as convidadas.

 

Desde sua primeira edição, o festival reforça seu compromisso com o intercâmbio cultural, promovendo mostras competitivas como Origens, voltada a filmes que celebram a história e a identidade brasileira, e Ruptura, dedicada a obras inovadoras que desafiam o cinema comercial. Também haverá sessões não competitivas dedicadas ao público infantil e às produções acessíveis, como a Mostra Giffinho e a Mostra Acessibilidade.

 

Neste ano, o festival organiza uma Sessão Especial para o lançamento de curtas inéditos de jovens cineastas goianos, além de oficinas nas áreas de edição, fotografia e curadoria de cinema. A noite de premiação será no Centro Cultural UFG, a partir das 19h de domingo (8), com show da artista goiana Guilhotina.

 

Para a diretora artística do festival, Geórgia Cynara, “nada é mais interessante num festival de cinema internacional e em consolidação que o nosso contato, em uma mesma tela de cinema de rua, com produções que se arriscam nos mais variados gêneros e narrativas. E nada mais empolgante que, nesse tempo-espaço tão rico, poder trocar ideias em oficinas com artistas e profissionais que acreditam na potência multiplicadora desses encontros”, destaca.

 

Sobre o Festival

Produzido pela CSD Filmes, com co-produção da Concha Filmes, e patrocinado com recursos do Programa Goyazes 2024, da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás. Possui apoio da Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal de Goiás, Cine Lume Ritz Goiânia, Fun House e Mushroom Comunicação. O projeto é patrocinado pelas empresas Hidráulica Brasil e Catral.

Com: Talita Prudente

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta