quinta-feira, 18 de julho de 2024

Apenas siga as setas amarelas, pois Santiago te espera

 

Marcio Fernandes  Hoje foi um dia pra lá de especial. O grupo caminhou unido e houve a presença super bacana da Isabel. Ela é uma menina de muita classe e ótima companhia. Coisas que o Caminho de Santiago te entrega sem forçar amizade. Pena que ela perdeu passada pela cachoeira do Rio Barosa. Não foi por falta de convite!

 

A gente havia andado uns cinco quilômetros quando alcançamos o Monastério de Alba. Lá estava de braços abertos o Irmão Carlos Maria a nos dar a bênção. Foi a primeira da minha vida. Emocionante! Ele pediu a Deus para me proteger do acaso e das enfermidades. Fiz minha prece bem simples e saí de lá bem mais leve ouvindo Bendigamos Al Altíssimos.

 

 

 

A caminhada seguiu por trilha que atravessa bosque extenso e muito rico de água boa. Antes de chegar ao vilarejo de A Cancela parei em outeiro para refrescar a cabeça e nuca enquanto o sol penetrava as frestas da floresta em raios verticais.

 

Ao chegar no povoado fomos ao bar de uma pousada lotada de peregrinos famintos como eu. Fiz um lanche de quantitativo médio composto de empanada de atum, azeitonas, suco de laranja, cheesecake e água. Isabel arrumou minha situação com pedaço de pão deixado no prato. Estava bom, mas o pessoal pode melhorar muito o aspecto qualitativo e precisa contratar mais funcionários. Tenho uma amiga de Pirenópolis que pode ajudar no aprimoramento do sabor da empanada de atum. Massa e recheios estavam mais para fracos.

 

 

Isabel me acusou injustamente de ser estabanado só porque em meia hora eu derrubei o celular, uma garrafa de água, perdi o cantil e tropecei na mesa duas vezes. Não exatamente nesta ordem. Uai, se for somado a perda de uma tesourinha acho que sim. Preciso consultar meu Médico Particular a título de segundo diagnóstico. Em todo caso achei que o comentário de Isabel foi positivo.

 

A Galícia está em campanha eleitoral e parte da propaganda é feita por pequenos cartazes afixados nos postes. Caraca! Político é tudo igual mesmo. A cara de vigarista é universal e há padrão estético da picaretagem dos slogans. No Noroeste da Espanha está cheio de indivíduos manjados que prometem melhorar a vida dos galegos. Vá catar coquinho na ladeira, como diz Tereza Augusta com indisfarçável desprezo.

 

Uma das coisas mais lindas do Caminho é acordar e ouvir música que desenha a geografia do teu coração lotado daqueles sentimentos cheios de lugares especiais pelos quais você passou ao longo de cada pisada.

 

Hoje eu comecei o dia com Camariñas na voz da Rosa Cedron, celtibérica mais linda de toda Galícia, Astúrias e Cantábria. Ela não sabe que é responsável por eu ter me apaixonado pela peregrinação a Compostela.

 

Você começa o Caminho quando decide fazê-lo, bem longe, lá do outro lado do Oceano Atlântico, em casa. Ele vive nas tuas botas, se exaure em teu suor, é íntimo da tua fé e se expressa na simplicidade de duas palavras: Buen Camino!

 

 

Na rota da longa estrada do Caminho dores velhas se dissolvem e desejos novos são realizados. Tudo é possível em Santiago porque ele é portador do dom de derramar estrelas sobre o campo da tua existência, até daquela dos que eram descrentes.

 

Assim, eu sigo em frente em busca de Compostela, a cidade mágica de onde o Apóstolo Maior espalha bondade e proteção não importa sua religião.

 

Chega de lero-lero e vamos ao positivo do dia!

O primeiro vai para Ailton! Se parar de me chamar de Yoritaxe vai ganhar um vinho do Porto Vintage!

Silvinha quanta saudade! Conosco não tem positivo para esse povo chato que gosta de impor regra politicamente correta!

Preciso mandar um positivo para Luisinho de valor relativo. Você é dono de pueblo aqui na região e não me convida para comer bolo de chocolate. Vamos melhorar o setor de relações públicas!

Vai um positivo para Gustavo, meu irmão e grande compositor da alma de Goiás. Vou levar um vinho da Rioja e te apresentar o Marcelão!

Por fim, quero mandar positivo para Anna Paula, a goiana que sabe tudo de Florença e tem um coração purificado pela Toscana!

 

Marcio Fernandes é jornalista

Fotos Marcio Fernandes

 

A música de hoje é The Way You Look Tonight, com Rod Stewart. O cara canta muito.

 

 

Avatar

Este post foi escrito por: Marcio Fernandes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

5 comentários em "Apenas siga as setas amarelas, pois Santiago te espera"

Deixe uma resposta