quinta-feira, 18 de julho de 2024

Arte para refletir sobre a pandemia

A Escola do Futuro do Estado de Goiás (EFG) em Artes Basileu França abre a exposição inédita “Portas: Caminho das Ideias”, nesta sexta-feira (16/09), às 19 horas. A visitação segue até o dia 6 de outubro, é gratuita e deve ser feita por agendamento, via e-mail artesvisuaisbasileufranca@gmail.com.

 

“Portas: Caminho das Ideias” apresenta objetos, instalações, pinturas, artesanato e outras obras feitas pelos docentes dos cursos de Artes Visuais da escola. Foram utilizadas diferentes técnicas, linguagens, inventividade, curiosidade e potência artística. Tudo isso para proporcionar ao público momentos de reflexões sobre o que passamos na pandemia de Covid-19 e o que ainda está por vir.

A professora Polly Duarte, inspirada pela música de Renato Russo e sua Legião Urbana, lembra um trecho de uma famosa canção que diz “venha, o amor tem sempre a porta aberta” e provoca em seu trabalho que o público “entre sem bater” ou que “saia sem olhar para trás.”

“A exposição é uma provocação à imaginação que traz consigo o conceito de portas não apenas como objeto, mas como símbolo de transformação, novidades ou mesmo o desejo na busca constante pelo novo que consiste sempre em abrir e fechar”, explica o professor Carlos Catini.

De acordo com os organizadores da exposição, a expectativa é de que o visitante possa ter a oportunidade de abrir várias portas de questionamentos sobre o mundo a sua volta. “Vale a pena conferir esse trabalho lindo para, assim, ressignificar o seu verdadeiro papel, que vai muito além de um mero observador”, completa Catini.

Sem querer propor apenas uma narrativa idealista e sonhadora, a exposição ativa um ponto de partida. Nesse contexto, estabelecer interlocuções entre as peças, um conceito como central e a divulgação das diferentes possibilidades oferecidas na instituição são cruciais e unanimidade entre os expositores. Será perceptível um diálogo entre as obras, mesmo tão diferentes umas das outras.

 

Com Amanda Costa

Foto: Divulgação

 

Serviço

Assunto: “Portas: Caminho das Ideias”

Quando: 16/09 ao dia 6/10

Onde: Galeria de Artes Basileu França

Agendamentos: artesvisuaisbasileufranca@gmail.com

Entrada franca

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta