sábado, 18 de maio de 2024

Bibliofuscoteca é cenário de festival literário intinerante

 

A antiga capital do estado de Goiás, nossa eterna Vila Boa, se prepara para receber a primeira edição do FLIB – Festival Literário Itinerante na Bibliofuscoteca, que acontecerá entre os dias 10 e 12 de novembro, no Mercado Municipal da Cidade de Goiás. O evento, que tem como objetivo principal incentivar a leitura e promover o contato entre escritores e leitores, homenageará, em sua estreia, a poetisa e contista brasileira Cora Coralina.

 

Com uma programação diversificada, o festival contará com a presença de escritores e artistas goianos, além de uma atração nacional: a escritora Micheliny Verunschk, vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Romance em 2022. Serão três dias de palestras, rodas de conversa e um sarau cultural, proporcionando um ambiente propício para a troca de experiências e o enriquecimento cultural. O FLIB conta com a realização do grupo Poesia que Gira Cia. de Arte, e com o apoio da Livraria Leodegária, do Latino América Gastrobar e da Prefeitura da Cidade de Goiás. O Festival é realizado com recursos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, do Edital de Fomentos aos Festivais e Eventos 2023.

 

O evento acontecerá no espaço cultural Bibliofuscoteca, uma biblioteca/livraria itinerante montada em um fusca 1970, que estará estacionado no Mercado Municipal da Cidade de Goiás. A Bibliofuscoteca, projeto da Cia de Arte Poesia que Gira, já percorreu diversas cidades do interior de Goiás, levando livros, espetáculos teatrais e shows musicais. Agora, realiza seu primeiro festival literário, proporcionando um ambiente único e acolhedor para os amantes da literatura.

 

A programação do I FLIB contará com mesas de debate, abordando temas como a poesia e prosa produzida no Brasil e em Goiás, a obra de Cora Coralina e a literatura goiana recente,  a produção e a circulação literária em nosso estado. Além disso, haverá um sarau com apresentações de poetas locais.

 

O evento é gratuito e aberto a todas as idades, buscando promover a democratização do acesso ao livro e à leitura. A Bibliofuscoteca, com sua proposta inovadora, proporciona um ambiente descontraído e acolhedor, ideal para aproximar leitores e escritores.

 

Segundo sua idealizadora, a escritora Thaíse Monteiro, o I FLIB – Festival Literário Itinerante na Bibliofuscoteca deseja proporcionar a todos os participantes um mergulho no universo da literatura e um momento de encantamento pela magia das palavras. Sobre suas expectativas quanto ao evento, Thaíse reforça: “Nosso desejo é de que haja uma intensa  troca de experiências com escritores brasileiros e goianos, que hoje participam do cenário nacional e internacional da literatura. Além disso, a ideia de fazer a primeira edição na Cidade de Goiás foi justamente para atrair ainda mais olhares para nossa histórica e encantadora Goiás Velha, que é o cenário perfeito para um evento literário como este.”

 

Serviço:

I FLIB – I Festival Literário Itinerante na Bibliofuscoteca

Data: 10 a 12 de novembro de 2023 (sexta a domingo)

Local: Mercado Municipal – Cidade de Goiás

Evento Gratuito

Classificação: Livre

Instagram: @bibliofuscoteca

Produção: @thaisemonteiropoeta

 

Programação

 

Mesa 1 – Abertura – O rugido da onça: a poesia e a prosa de Micheliny Verunschk

Data: 10 de novembro (6ª feira) – Horário: 20h

Local: Mercado Municipal – Cidade de Goiás

Com Micheliny Verunschk e mediação de Helissa Soares

 

Mesa 2 Autora Homenageada – Cora Coralina e a Cidade de Goiás

Data: 11 de novembro (sábado) – Horário: 10h

Local: Mercado Municipal – Cidade de Goiás

Com Goiandira Ortiz, Ebe Maria, Marlene Gomes Velasco e mediação de Helissa Soares

 

Mesa 3 Autores goianos – A literatura goiana recente

Data: 11 de novembro (sábado) – Horário: 15h

Local: Mercado Municipal – Cidade de Goiás

Com Tarsilla Couto de Britto, Divino Damaceno, Divina Paiva e mediação de Helissa Soares

 

Sarau

Data: 11 de novembro (sábado)

Local: Latino América na Praça do Coreto – Horário: 19h

Apresentação dos poetas Helena Di Lorenza, Walacy Neto, Baale (Kesley Rocha) e palco aberto

 

Mesa 4 Encerramento – A produção e a circulação literária em Goiás

Data: 12 de novembro (domingo) – Horário: 10h

Local: Mercado Municipal – Cidade de Goiás

Com Thaise Monteiro, Larissa Mundim e Mazinho Souza

 

Foto: Layza Vasconcelos

Com:  Ana Paula Mota e Nádia Junqueira

 

 

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta