segunda-feira, 17 de junho de 2024

Boys do Rosa Grená no Ponto de Cultura Cidade Livre

 

Daniel Calvet e Gleysson Moreira são os protagonistas desse espetáculo-performance de dança, que transfunde linguagens numa estética Queer, e que vem conquistando público e crítica desde a estreia do Projeto Rosa Grená. A agenda terá início em 09 de julho, às 20h, no Teatro de Bolso do Ponto de Cultura Cidade Livre, em Aparecida de Goiânia. Para este evento os ingressos serão gratuitos. A apresentação seguinte será no dia 22 de julho, no Evoé Café, também às 20h. Neste dia haverá cobrança de couvert artístico, a R$ 20,00. Outra apresentação já prevista será realizada na sede da ONG Pela Vidda, que realiza um trabalho de atenção à saúde integral de pessoas HIV positivo. O projeto conta com apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás. 

 

 

Sobre a obra

Expondo e celebrando diversas manifestações de sexualidade, dois bailarinos enchem o palco de danças sensuais, com um tom cômico característico desses artistas. Egressos da Quasar Cia. de Dança, a dupla aproveita seus estudos e trajetórias em dança para criarem performances que transformam seus corpos em efetivo veículo de comunicação, transitando por diversos estilos de dança e temáticas acerca de estéticas sensuais, trocando de papeis, invertendo valores e, sobretudo, divertindo a audiência.

 

A performance consiste em danças provocativas encenadas pelos dois bailarinos, que interpretam coreografias exageradamente sensualizadas e erotizadas, às vezes como corpos femininos, outras como masculinos. As personagens também se propõem a levar jogos, brincadeiras e interação com o público da casa onde se exibem, em uma grande festa da qual são eles os anfitriões.

 

Um debate inevitável e imprescindível: diversidade de gênero

O trabalho é composto de dança, música e vídeo, e em sua criação estão embutidas algumas questões que vão além da apreciação estética e do entretenimento. Segundo seus autores, expor e celebrar diversas manifestações de sexualidade é uma atitude que se mostra cada vez mais necessária para alcançarmos uma sociedade saudável, mais tolerante e diversificada.

 

Sobre essa urgência do tema da diversidade de gênero, Daniel Calvet comenta sobre a oportunidade da obra que representa: “Esse é um produto cultural focado na temática LGBTQUIA+ e com esse trabalho nós queremos fomentar os debates, pelo grande público, sobre questões muito caras atualmente, como o fim das fobias contra esta população e o fortalecimento da construção da identidade e representatividade de cidadãos LGBTQIA+ dentro de todos os espaços sociais. Essa é uma obra de arte que fala sobre essas pessoas e com essas pessoas, para além da noção de guetos que a sociedade define onde um gay pode ou não exercer sua liberdade de expressão.”

 

OS ARTISTAS

Daniel Calvet e Gleysson Moreira são artistas multidisciplinares com experiências diversas em dança no Brasil e no exterior e se encontraram em Goiânia enquanto atuavam na Quasar Cia de Dança. Desse encontro surgiu uma rede de afinidades e vontades de colocar em cena suas potências criativas já mostradas em trabalhos anteriores como a poética dos trabalhos montados para Quasar Jovem por Daniel, além de sua obra junto ao Ateliê do Gesto (criado em Goiânia por ele e seu parceiro João Paulo Gross), além de sua atuação como bailarino em grupos como Deborah Colker. A potência de Gleysson, por sua vez, pode ser vista em trabalhos para a TV de Portugal (Gleyson esteve fora do Brasil por muitos anos) e em produções de dança comercial neste mesmo país. De volta a Goiânia, participou de projetos junto a grupos como Projeto Mov_oLA, Siameses cia de dança, Giro 8 cia de dança, Cabare Rosa Grená, Ateliê do Gesto, Coletivo Plano P, Quasar cia de dança, Projeto Cemtripeto ,Três em Cena, Quasar Jovem e Núcleo Coreográfico SESI/UFG.

 

SERVIÇO:

Reestreia do espetáculo Boys do Rosa Grená

 

09/07/2022 – sábado – 20h

Teatro de Bolso do Ponto de Cultura Cidade Livre

(End.: Av. Progresso S/nº Q 21 L 04 cs 02 – Jardim Monte Cristo, Ap. de Goiânia)

Ingressos: GRATUITOS

 

22/07/2022 – sábado – 20h

Evoé Café (R. 91, 489 – St. Sul, Goiânia)

Couvert: R$ 20 (preço único)

 

Mais informações: Instagram @cabarerosagrena

 

Com assessoria de Ana Paula Mota e Nádia Junqueira Ribeiro

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta