Brasileiro é destaque em publicação internacional
O artista plástico João Colagem é o único brasileiro com trabalho publicado no livro Verbeke Foundation, Collages & Assemblages, uma edição comemorativa da instituição, com sede na Bélgica, que foi lançado no último domingo, por ocasião da inauguração da nova exposição da galeria.
São 1008 páginas com cinco mil obras – de 500 artistas, todos dos Países Baixos, à exceção de João – e textos dos críticos Xavier Canonne, Geert Verbeke, Marie Verboven, esta também responsável pela curadoria dos trabalhos. O objetivo da publicação – uma das maiores e mais significativas do segmento em todo o mundo – é apresentar ao público a coleção particular de colagens da instituição.
Idealizada pelos colecionadores de arte Geert Verbeke e Carla Verbeke-Lens, a Verbeke Foundation é uma galeria privada de arte que abriu suas portas ao público em junho de 2007, época em que João Colagem morava em Rotterdam, na Holanda.
Recentemente, através produtora cultural Vera Mauro, que representa João Colagem em Rotterdam, a Fundação adquiriu um lote de obras do artista. Os curadores ficaram impressionados com a preciosidade e acurado senso estético estampados no trabalho do artista brasileiro, hoje residente em São Paulo.
Além de possuir uma impressionante coleção de arte moderna e contemporânea, a Verbeke funciona como um ‘refúgio’ para artistas emergentes e menos renomados. A curadora Marie Verboven explica que o critério para a escolha das obras foi qualidade e originalidade. Em breve, no site da fundação, estarão disponíveis um depoimento dos artistas participantes e o livro em versão virtual. https://verbekefoundation.com/en/over-ons/
Amei.Colagem,orgulho de todos nós!!!
Obrigado pelo carinho e apoio!
Britz
Agradeço imensamente pelo o seu apoio.