quinta-feira, 18 de julho de 2024

CAÇAROLICES – Viagem rápida ao México

 

Era sábado e eu estava escrevendo uma crônica sobre o México, falando da comida mexicana no México e tals… Sim! A comida mexicana lá é muito diferente da comida mexicana servida por aqui. Enquanto escrevia me lembrei de alguns pratos. E veio a vontade. Comecei a pensar nos ingredientes que eu tinha em casa. A vontade foi aumentando… Olhei pro lado e tinha um abacate lindo na fruteira. Até brilhou quando eu o encarei. A vontade de comer um guacamole bem feito e bem temperado bateu na hora. Deixei para terminar a crônica depois.

 

Guacamole tem algumas versões. A que eu faço é bem simples.

No tempero: limão siciliano, coentro fresco, pimenta dedo de moça, pimenta do reino, pimenta caiena (pra quem gosta, claro!), azeite e sal.

A base: abacate, cebola roxa em fatias finas e tomate maduro, sem semente, em cubinhos. Para acompanhar, como não tinha Doritos, fiz torrada de pão sírio. E ficou maravilhosa a combinação.

 

Ingredientes

1/2 abacate picado em cubos

1/2 cebola roxa picada em fatias finas

1 tomate sem semente picado em cubos

1 pimenta dedo de moça sem semente picadinha

Coentro à vontade (deixei as folhas inteiras e piquei os talos

1/2 limão siciliano (raspas e suco)

Azeite generosamente

Sal e pimenta do reino (e pimenta Caiena pra quem gosta)

Tudo misturado delicadamente para não amassar o abacate.

Cortei o pão sírio como fatias de pizza, pincelei azeite e levei ao forno para ficar bem firme e crocante. Um Chardonnay gelado acompanhou. E posso dizer: foi uma viagem!

 

Ah, com relação à crônica sobre a comida mexicana no México, em breve estará aqui.

 

 

Deglace com vinho branco

 

Vocabulário de forno e fogão

Deglacear ou Deglaçar (ou desincrustar, em bom português): uma panela é uma das formas mais simples e rápidas de adicionar um molho (e muito sabor) a uma carne grelhada ou assada. Deglaçagem é uma técnica culinária que essencialmente consiste em utilizar um líquido, alcoólico ou não, para retirar do fundo da panela, assadeira ou frigideira, a parte do alimento que fica ali agarrada (em francês, “fond” – fundo), e com isso preparar um molho com sabores bastante pronunciados.

 

 

Frase

Comida é verdadeiramente o único remédio efetivo – autor desconhecido

 

 

Foto: Rimene Amaral

 

Chazinho

Poucas coisas são mais aconchegantes que um chá quente com biscoito em dias frios. Mas por que não um chá gelado com biscoito em dias quentes? E há chás muito saborosos, com propriedades medicinais e que fazem muito bem naqueles dias que precisam de um quentinho no coração ou de um refresco na alma. Quente ou frio, esses chás vão te surpreender.

Erva-cidreira – também conhecido como capim-santo ou capim-limão. Infusão das folhas em água fervente por uns dez minutos. Se preferir gelado, um pouco de suco de limão siciliano combina muito. Acalma como um sossega-leão.

Hibisco – chazinho gostoso para tomar à tarde. É hidratante e diurético. Também pode ser quente ou gelado e acompanha bem qualquer carboidrato.

Mate – quem nunca tomou uma xícara de chá mate no inverno ou um copão de chá mate gelado com limão bem refrescante? Tudo questão de temperatura.

 

 

Marinada

Temperatura – Nunca adicione água fria ao cozimento de arroz, feijão e legumes, pois isso para o processo de cocção. Use água quente.

A salvação – Exagerou no sal do molho? Coloque uma fatia de pão francês ou uma batata descascada na panela antes de terminar o cozimento.

Segredinho – Diminua a acidez do molho de tomate acrescentando uma pitada de açúcar no fim do cozimento.

Sem bolinhas – Peneire os ingredientes secos de bolos e tortas para conseguir uma massa mais fofinha.

 

 

Bom apetite. Até a próxima!

Avatar

Este post foi escrito por: Rimene Amaral

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

1 comentários em "CAÇAROLICES – Viagem rápida ao México"

Deixe uma resposta