quarta-feira, 17 de julho de 2024

Capacitação durante as férias

 

Entre os dias 4 e 6 de julho, a Escola Interamérica abrirá as portas à comunidade para a capacitação de profissionais da área de educação. Instituição referência em Goiás, com 25 anos de atuação no mercado e com metodologia inovadora na formação de alunos do ensino infantil ao fundamental, a Interamérica irá oferecer curso sobre Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), uma ferramenta potente no processo de ensino e aprendizagem no século XXI.

 

Com o tema, “Projetos Steam em ABP: Desafios Contemporâneos na Educação, o curso vai abordar a proposta do trabalho com projetos e discutir formas de lidar com a modalidade para fomentar o aprendizado de todos os estudantes, tanto os que precisam de mais ajuda, quanto aqueles que necessitam de desafios. Os projetos serão elaborados dentro da modelo Steam, que surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 e prevê a integração de conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática, possibilitando ao aluno se preparar para desafios como cidadão e no mercado de trabalho.

 

Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de construir um projeto ABP usando a metodologia desenvolvida pela Escola Interamérica, durante mais de 25 anos de estudos e pesquisas junto às escolas e aos profissionais-referência em educação no Brasil e no exterior. O método não apenas faz a integração das áreas do conhecimento, mas também permite ao aluno usá-las para conexões, tanto na resolução de questões escolares, quanto de problemas diários.

 

“Neste modelo o professor tem o importante papel de ser o mediador daaprendizagem do estudante”, conta a diretora pedagógica da escola, Vera Lobo.  “É dele a missão de auxiliar os estudantes a aprenderem a aprender num processo dentro desta forma de ensino contemporânea, de pesquisa, seguindo os passos de uma metodologia científica, tornando o processo de aprendizagem mais significativo”, explica.

 

A carga horária será de 40 horas distribuídas em encontros presenciais e online. O curso, destinado a profissionais da educação, como coordenadores e diretores pedagógicos, professores, professores auxiliares, estagiários e estudantes de pedagogia, é uma realização do Centro de Estudo e Pesquisa da Interamérica (Centroepi). “O espaço nasceu com a fundação da escola e do desejo de promover a formação da nossa equipe, de refletir sobre a ação pedagógica, de valorizar o profissional da Educação e buscar novas perspectivas no âmbito educacional”, conta Suelânia Santos, diretora pedagógica da Interamérica.

 

Hoje, o Centro de Estudo e Pesquisa da escola está consolidado e inova ao abrir as portas para toda a comunidade educacional. “Aqui ofereceremos cursos, workshops, palestras, viagens pedagógicas, além de materiais de formação, como e-book e a nossa revista”, conclui Suelânia.

 

Os formadores

Gyselle Bessa é pedagoga e especialista em educação infantil. Com mais de 20 anos de experiência na Interamérica, ela tem uma forte ligação com o universo da educação infantil, em que o brincar e o conviver são pilares. Com um olhar atento às particularidades da infância, Gyselle valoriza a ludicidade e o desenvolvimento integral das crianças, promovendo um ambiente acolhedor e propício para o aprendizado. Será a formadora com uma temática pensada para o ensino da Matemática e da Cultura Maker.

 

Flaviane Montes é cantora, mestre em letras e linguística, o que a torna uma especialista no ensino de línguas. Por ser uma defensora das artes e da cultura em sala de aula, utiliza técnicas inovadoras e experimentos para inspirar docentes e discentes. Há 19 anos na Interamérica, sua habilidade em explorar a criatividade e o pensamento crítico dos estudantes a estimulam na construção de aulas dinâmicas e interativas. Atuará como nossa formadora com a temática sobre o ensino de línguas, artes e experimentos.

 

Carlos Alberto tem grande apreço por teatro, especialmente musicais. É exímio dançarino e dono de uma conversa agradável. Tem fascínio por ferramentas tecnológicas que facilitem sua prática docente. Trabalha na Interamérica há 10 anos e sua experiência como geógrafo e pedagogo contribui muito em seu olhar minucioso, cuidadoso e respeitoso para com a gestão de sua equipe. Será o formador com uma temática voltada às ciências sociais e tecnologias.

 

Serviço:

Curso: Projetos Steam em ABP: Desafios Contemporâneos na Educação.

Data: de 4 a 6 de julho de 2023

Carga horária: 40horas

Local: Escola Interamérica,Unidade Bueno, Rua T-30, nº 2.455, Setor Bueno.

Inscrição e informações:

Instagram: @interamerica.centroepi

WhatsApp: (62) 99997-4259

 

Com: Lila Nascimento

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta