domingo, 8 de dezembro de 2024

Carona no Rabo de Cometa de Benedito Ferreira

 

 

A Vila Cultural Cora Coralina inaugura, às 18h30 de quinta-feira (29/09), a exposição ‘Rabo de Cometa’, individual de Benedito Ferreira. A mostra, cujo título se inspira em notícia de maio deste ano, sobre um meteoro que cruzou o céu de Goiás,  reúne uma série de trabalhos inéditos desenvolvidos pelo artista desde 2013.

 

As investigações artísticas de Benedito Ferreira estão centradas na imagem como escrita e na poética dos arquivos que dão origem a montagens e apagamentos dos limites entre “documento” e “ficção”.

 

Com curadoria de Lucas Albuquerque, o acervo reunido nesta exposição lida com o ato de colecionar fotografias, papéis antigos e vídeos de viagens. “Interessado na investigação de uma ‘coletividade anônima’ que determinados registros são capazes de oferecer, a produção de Benedito Ferreira está intimamente atrelada ao gosto pelo assombramento de uma certa banalidade, no sentido menos pejorativo possível. Refletindo sobre a recorrência da ação de filmar os céus, o artista coletou diversos vídeos que circulam na internet nos quais pessoas discorrem acerca daquilo que veem acima de suas cabeças”, detalha o curador.

 

A mostra ‘Rabo de Cometa’ dialoga com diversos meios, como o cinema, o vídeo e a instalação. A produção de Benedito Ferreira mobiliza sua relação com o Setor Central de Goiânia, dentre outros tantos outros aspectos, e demonstra como o artista conduz a relação com as imagens. Ou seja, seu trabalho reconhece que o mundo está repleto de imagens, mas as que despertam o interesse enquanto artista são as que dão contorno ao seu cotidiano, o que resulta num conjunto de notas e memórias partilhadas com seus saltos e imperfeições.

 

“O fenômeno veio acompanhado de grandes clarões e tremores. Eu estava no Rio de Janeiro e só pude ver os registros postados por pessoas no YouTube e outras redes sociais. Contudo, o que mais me interessou não era exatamente a imagem, mas as vozes das pessoas narrando o que gravavam com seus celulares”, conta Benedito Ferreira.

 

A exposição segue em cartaz até 16 de novembro. Entrada gratuita.

 

Sobre o artista

Natural de Itapuranga (GO), Benedito Ferreira (1989) é artista visual e pesquisador. Vive e trabalha em Goiânia e nos últimos anos mostrou trabalhos nos Estados Unidos, Holanda, Coreia do Sul, Alemanha e França. Ele trabalha com audiovisual, objetos, instalação e fotografia, sem estabelecer hierarquias entre os meios.

 

Participou do Programa de Orientação de Projetos em Artes Visuais (Centro de Pesquisa e Formação – Sesc SP), Programa Imersões Poéticas (Escola sem sítio) e Programa Trampolim (Museu de Arte Contemporânea de Goiás). É doutorando em Artes na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG), além de graduado em Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

 

SERVIÇO

Exposição: Rabo de Cometa

Local: Vila Cultural Cora Coralina – Sala Sebastião Barbosa

Abertura: 29 de setembro de 2022 às 18h30

Período da exposição: 29 de setembro a 16 de novembro de 2022

Visitações: de Segunda a Sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h

 

Com:  Secult Goiás 

 

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta