sábado, 18 de maio de 2024

Celebridades denunciam golpe com deepfakes

 

Receber uma oferta de um carro de luxo ou uma viagem por preços abaixo do comum, já acende a bandeira vermelha para a maioria das pessoas. Porém, se a proposta vem atrelada a uma super celebridade, a coisa pode complicar.

 

Recentemente, diversos famosos têm se manifestado contra o uso de deepfakes em golpes que utilizam suas imagens e vozes falsificadas. O caso mais recente foi denunciado por Mr. Beast, um criador de conteúdo para plataforma de vídeos YouTube, empresário e filantropo norte-americano, creditado por ser pioneiro em desafios envolvendo dinheiro.

 

Em seu perfil do X (ex-Twitter) ele postou “Muitas pessoas estão recebendo esse anúncio fraudulento meu… as plataformas de mídia social estão prontas para lidar com o aumento dos deepfakes de IA? Esse é um problema sério.

 

Apesar de parecer real, esse giveaway de iPhone por apenas US$ 2,00 enganou muita gente, já que realmente não parece ser produzido artificialmente. Diretamente de Hollywood, Tom Hanks também foi vítma de deepfakes, tendo sua imagem e voz utilizadas para vender um plano dental enganoso.

 

Só nos últimos três meses, Elon Musk foi alvo de pelo menos 50 esquemas de deepfake em redes sociais como Facebook, YouTube e TikTok. Embora as redes sociais geralmente permitam a publicação de deepfakes, muitas exigem que o conteúdo seja identificado como tal, o que não aconteceu nesses casos. Olhando para frente: Assim como qualquer tecnologia em desenvolvimento, a regra natural é a otimização. Imagine no que esse fenômeno pode se tornar daqui a alguns anos e nos riscos potenciais em todas as esferas da sociedade!

 

Fonte: The News

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

1 comentários em "Celebridades denunciam golpe com deepfakes"

Deixe uma resposta