sábado, 18 de maio de 2024

Chianti Lovers: a volta por cima dos produtores de vinhos da Toscana

 

Bbnews chegou com credenciamento devidamente aprovado, recebeu o press kit e visualizou o paraíso. Em cada um dos 80 estandes, de três a seis rótulos disponíveis para a degustação. Eram necessárias prudência e atenção para cobrir o mais emblemático evento do Chianti.

 

Os produtores de Chianti formaram um sólido consórcio, em 1927, que inclui as províncias de Florença, Siena, Arezzo e Pistóia e hoje é uma associação fortíssima e mais do que nunca unida por causa das intempéries climáticas e do fungo chamado plasmopara viticola, que assolou os vinhedos em 2022, derrubando a produção de 2023 em 20%, e tirando o país da bota do primeiro lugar no ranking mundial no processamento da uva.

 

 

A Chianti Lovers é a volta por cima e o recado de que o consórcio vai trabalhar para reconquistar o posto que há muito era da Itália. Até porque, a produção caiu no quantitativo, mas ganhou em qualidade – sabe da história de que a uva gosta de sofrer e dá o seu melhor em situações adversas, né?

Voltando ao evento, Bbnews visitou alguns estandes e não conseguiu chegar à conclusão do que seria e excelência da excelência. Tudo de sabor muito elegante e especial – sim, vinho pra mim é sabor, não outra coisa. Nem anotações fiz na caderneta do kit, mas observei os entendidos cheirando, bochechando e cuspindo o vinho, o que me faz apreciar pouco do banquete montado  na sala de imprensa com profusão de Pecorino, Parmigiano, Parma, pasta e toda a sorte do melhor da Itália, que vai na mesa do rico, do pobre e do remediado, nesse país que prima pela qualidade do que se bebe e come.

 

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

1 comentários em "Chianti Lovers: a volta por cima dos produtores de vinhos da Toscana"

Deixe uma resposta