sexta-feira, 17 de maio de 2024

Comida para aconchegar a alma

 

Ainda no Espírito Santo, Estado de gastronomia farta, pude conhecer muitos lugares que servem frutos do mar, torta capixaba e moqueca. Mas teve um lugarzinho, em especial, que passei um dia todo. Eu precisava de tempo para experimentar um pouco das iguarias que eram devidas por lá. A Lagoa do Juara, em Jacaraípe, na grande Vitória, tem polo gastronômico de tirar o chapéu. Indo de Vitória pela “Brioi” (também conhecida por BR-101), deixa-se o mar à direita e entra-se à esquerda.

 

Em volta beira da lagoa é cheio de restaurantes. Alguns sobre palafitas. As mesas ficam no segundo andar de onde se pode ver toda a lagoa e o pôr-do-sol, tomando uma cerveja gelada ou um vinho branco – já que o calor domina a região. Além do lazer, a lagoa também serve para as criações de peixes de água doce e caranguejos. E quando se fala em peixe, eu, particularmente, gosto de poucos acompanhamentos. E, depois de meia garrafa de um vinho verde gelado, fui de filé de pescada com legumes confitados e batata rústica. Tudo fresquinho! E peixe fresco tem outro sabor. O prato é colorido e o sabor faz carinho na alma.

 

Aos ingredientes:

2 filés de pescada

10 tomatinhos cereja inteiros

4 mini-pimentões cortados ao meio

4 dentes de alho inteiros

1 pimenta dedo de moça

1 cebola roxa em pétalas

1 batata cortada em quatro pedaços

Tomilho, azeite, sal e pimenta do reino.

 

Como preparar:

 

Tempere os filés de pescada com sal e pimenta do reino. Reserve.

Coloque os pedaços de batata para cozinhar em água fervente com sal por 6 minutos. Retire-as e escorra. Tempere com pimenta do reino, páprica defumada e azeite. Pode ir para o forno quente por 20 minutos, mas eu levei por 15 minutos na airfryer (200°) ou até que fiquem corados e crocantes por fora.

Enquanto isso, coloque azeite em abundância numa frigideira. Assim que esquentar, coloque os tomates, os pimentões, os dentes de alho, as pétalas de cebola e a pimenta dedo de moça picadinha. Tudo de uma vez. Tempere com sal. Quando os tomates começarem a soltar o caldo e os pimentões começarem a murchar, retire-os do fogo.

Na mesma frigideira grelhe os filés de pescada. Dois minutinhos de cada lado são suficientes.

Monte o prato: filé por baixo, legumes confitados por cima e finaliza com tomilho fresco.

Nem preciso dizer da obrigatoriedade do vinho branco gelado, né?

 

Frase

Felicidade, sexta-feira e brigadeiro têm 10 letras… não pode ser coincidência. –autor desconhecido.

 

Arranjadinhos inesquecíveis

– Arroz branco com extrato de tomate e queijo ralado

– Queijo assado na chapa do fogão à lenha

– Ovo quente, na casca, com pimenta do reino e azeite

– Geleia de amora com leite em pó

– Cajá-manga com sal

– Enroladinho de queijo com doce de mamão ralado

– Pão de queijo quente com manteiga

– Vinagrete com farofa de cebola

– Farofa de ovo

 

Em breve…

Na próxima edição, te conto sobre uma farofa de ovo sob efeito do raio gourmetizador.

 

 

Leve. Levíssima…

A pandemia fez com que as invenções se tornassem corriqueiras e saborosas aqui em casa. E simples, é claro! Não foi à toa que nesses dois anos de confinamento – ainda evito sair de casa se não for necessário! – foi preciso inventar muito pra tapear o marasmo e o estômago. Então, uma vez por semana vamos de pizza. Cada dia uma montagem diferente. Uma delas, essa maravilha colorida aqui. Detalhe: com pão de fôrma!

Primeiro coloque os pães numa refratária – não deixe espaço entre eles – e leve-os ao forno quente por dez minutos pra firmá-los. Depois, cubra com molho de tomate, muçarela, brócolis – levemente cozido no vapor e temperado com sal, azeite e pimenta do reino -, cebola em rodelas finas, alho em fatias, pimenta dedo de moça e tomatinhos sweetgrape partidos ao meio. Azeite com generosidade e 15 minutos de forno quente. Deu nisso aí!

 

Marinada

 

Parceria – Batata aceita com muita parceria de sabor a noz-moscada e a páprica defumada. Pitada de pimenta do reino moída na hora arremata!

 

Realçado – Parece insano, mas uma pitada generosa de sal no pó de café, antes de despejar a água quente, faz o paladar sentir muito mais. Uma colherinha de chocolate em pó na xícara finaliza com maestria.

 

Substituição – Na salada de folhas, evite usar sal. Faça uma mistura de azeite com limão e ervas frescas. Muito mais gostoso e saudável.

 

Treta – Peixe com queijo não combina. Feijão é por cima do arroz. Pequi é melhor que muita gente.

 

Bon apetit. Até a próxima!

 

Fotos: Rimene Amaral

 

Avatar

Este post foi escrito por: Rimene Amaral

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta