sábado, 18 de maio de 2024

Comigo Ninguém Pode leva as PANC´s para a Feira E-cêntrica

 

Neste sábado e domingo a Comigo Ninguém Pode, do chef Humberto Marra, vai participar da Feira E-cêntrica. Marra vai levar várias plantas ornamentais e mudas das PANC´s – Plantas Alimentícias Não Convencionais – que ele cultiva em seu viveiro. O chef é disseminador do consumo de PANC´s, folhas e flores diversas carregadas de sabor e nutrientes. Conheça algumas delas e como devem ser consumidas:

 

A pimenta de macaco jaborandi deve ser cozida. A dica é colocar uma por pessoa na hora de refogar o arroz. O trevo roxo e verde vai na salada ou pode ser também mais um dos ingredientes do seu suco verde. Deve ser consumido com moderação, possui ácido oxálico. A ora-pro-nóbis pode ser consumida crua ou cozida. Também fica bem no suco verde, no feijão, na salada e em recheio e tortas.

João Gomes, também conhecida como língua de vaca, pode ser usada da mesma forma da ora-pro-nóbis. O Caruru é conhecido como bredo e caruru rasteiro. Pigweed em inglês. Faça refogado ao alho e óleo e tempere com mastruz. Também pode ser empanado na massa de farinha e ovo e frito em azeite quente. É excelente recheio para a omelete. Espinafre amazônico é conhecido como orelha de macaco entre os povos originários. Tem flavonóides e fenóis. Pode ir cru para a salada ou ser refogado.

 

 

Beldroega: ou purslane, em inglês. Consumida no Egito, Grécia e Roma. Rica em ômega 3 e fonte de vitamina B e C. Pode ser usada no tempurá, como salada e refogada. Almeirão roxo é excelente para uma salada bem temperada com limão china e azeite. Refogado ao alho e óleo ou só com manteiga. O bálsamo é considerado erva medicinal e pode ser utilizado cru nas saladas. Tempere com limão e sal. Mastruz, ou erva de Santa Maria, pode compor uma salada de couve com tomate ou ir para o feijão cozido.

 

Flor de begônia é usada em saladas cruas. Ela substitui o limão ou vinagre. A moringa é conhecida também com a árvore da vida. Muito utilizada na Índia. As folhas têm alto teor de carotenóide e uma das melhores fontes de provitamina A entre as verduras. Utilize refogada; as folhas mais jovens podem compor a salada. O trigo germinado vai para o liquidificador com suco de laranja. Contém muitas vitaminas e aminoácidos. Possui forte teor antioxidante, reduz o colesterol, regula o açúcar no sangue e é eficaz contra infecção, devido à clorofila que tem propriedades anti-inflamatórias poderosas.

 

Dica de tempero para as saladas de PANC´s: pesto de ora-pró-nobis com castanha de caju. Diluir 2 colheres com o suco de um limão e acrescentar sal.

 

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta