quinta-feira, 18 de julho de 2024

Como manter arrumado o coração da casa

 

Antes mesmo da pandemia, a cozinha era o lugar preferido da casa para os encontros da família durante o preparo das refeições. Depois do “fique em casa”, consolidou-se como o espaço mais importante. Então, é por ela que vamos começar a nossa arrumação, pois além de facilitar a vida de todos os protagonistas que passam por lá, é o ambiente que deve merecer atenção dobada quando o assunto é higiene!

 

 

A primeira tarefa é descartar – ou passar para frente – o que não se usa. Desapegar é a palavra chave para aquela louça lascada e aquele excesso de vasilhas de plástico velhas. Vamos colocar os novos utensílios em uso, por favor! Essa troca já vai mudar o astral e a energia do ambiente.

 

 

Primeiro retire tudo dos armários e faça uma rigorosa higienização com uma misturinha de álcool, detergente e água. Na hora de colocar de volta, comece sempre do lance mais alto, acondicionando os utensílios que menos se usa; e sempre do maior (ao fundo) para o menor (à frente) em categorias similares. Por exemplo: xícaras com canecas e chávenas etc. Ou seja: ficam juntos todos os itens iguais, com a mesma função e formato.

 

 

A regra dos iguais com iguais e com o mesmo material vale também para as gavetas. Antes de limpá-las se livre das colheres de silicone cansadas de guerra e queimadas e daquelas traquitanas encardidas que você não sabe para que servem. Se não tiver um, vale investir num protetor de facas.
A bancada: deixe parte livre para o manuseio e preparo dos alimentos e reserve uma parte para colocar juntos todos os eletrodomésticos; fica muito mais prático. Na mesa: deixe uma bandeja grande, de preferência forrada, com os matinais – café, biscoito, mel, cereais etc.

 

Coloque no seu diário

  • Ficar sempre atento para a validade dos produtos
  •  Descartar todas as embalagens, por elas acumulam traça e ocupam espaço
  • Doar os potes velhos para quem faz sopa comunitária
  • Trocar a bucha de 15 e 15 dias, no máximo

 

Candice Ribeiro é personal organizer há 13 anos. Há 12 criou a @atitudecaprichoeorganizacao. É super organizada desde criança. Fez vários cursos nos Estados Unidos e quando voltou para o Brasil, em 2009, começou organizando casas de amigas e em 2011 registrou a Atitude Capricho e Organização. Ela acredita que organização transforma vidas e faz bem para alma

Avatar

Este post foi escrito por: Candice Ribeiro

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta