quarta-feira, 17 de julho de 2024

Como o Monte Sinai quase foi parar na Chapada dos Veadeiros

 

O Brasil tem 15 cidades que trazem a palavra “paraíso” em seus nomes. Elas estão espalhadas por todas as regiões, exceto o Nordeste, e mostram que os paraísos são vários. Fora o quase castelhano Valparaíso de Goiás, Rondônia tem o Vale do Paraíso e, Mato Grosso do Sul, o Paraíso das Águas. Dois paraísos são puros: Paraíso, em São Paulo, e Paraíso, em Santa Catarina. Quatro santos e um padre são do paraíso: Santo Antônio do Paraíso, no Paraná; Santana do Paraíso, São João do Paraíso e São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais – estado que também abriga o padre: Padre Paraíso (homenagem ao ilustre padre Agostinho Francisco de Mendonça Paraíso, do século XIX). O gentílico ali é padreparaisense.

O Brasil tem ainda dois paraísos geográficos na Região Sul: o próprio Paraíso do Sul, no Rio Grande do Sul; e, mais ao norte, Paraíso do Norte, no Paraná. Mais ao norte que Paraíso do Norte tem outro paraíso: Paraíso do Tocantins… na Região Norte! O Paraná ainda tem Bela Vista do Paraíso. Nome intrigante esse porque, para as más línguas, sugere que a cidade não é um paraíso, mas tem uma bela vista dele.

Dois paraísos são altos: Alto Paraíso de Goiás e Alto Paraíso de Rondônia. No caso rondonense, o nome vem da história oral, que diz que os pioneiros quando chegaram viram uma “paisagem exuberante e indescritível, que lhes dava a impressão de ser o paraíso prometido”. Apesar do alto no nome, a cidade nortista está a apenas 143 metros de altitude. No caso goiano, alto é alto mesmo: a altitude da cidade da Chapada dos Veadeiros é 1.276 metros.

E o nome paraíso é histórico para nomear toda a região, mas só foi adotado pela cidade em 1963. A sugestão foi feita dez anos antes pelo então vereador Dimas de Almeida Sobrinho. Ele indicou dois nomes: Alto Paraíso e Alto Tocantins, mas só o primeiro foi para votação com outras sugestões, na recém instalada Câmara Municipal. Os três candidatos finais foram: Alto Paraíso, Monte Vidío e Monte Sinai. Bem, graças ao bom Deus, Alto Paraíso venceu. Imagina o Monte Sinai na Chapada dos Veadeiros!

 

Autor do post: Jornalista Paulo José

 

Foto: Eliane de Castro

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta