domingo, 21 de abril de 2024

Conexão fiorentina

Mimosa, frágil só na aparência  —  É quando vai chegando o dia 8 de março que ela se desdobra em exuberância. Uma profusão de miúdas e delicadas flores amarelas. É a Acássia Mimosa (Acacia podalyriifolia), que na Itália, desde 1946, é um dos mais populares símbolos do Dia Internacional da Mulher. A árvore alcançou esse status depois de eleição realizada pela UDI, União das Mulheres na Itália, uma associação autônoma de promoção social, da cultura, e da política.

A Mimosa superou outras espécies nessa eleição porque, além bela, tem aparência frágil, mas cresce em terrenos difíceis, representado bem a luta das mulheres em todo o mundo. É a única árvore a florescer em março, em tempo de colorir as ruas para o Dia Internacional da Mulher.

Todo dia 8 de março, em lojas, restaurantes, bares da Itália, as mulheres são recepcionadas com um raminho das charmosas flores amarelas. Nesta data são vendidos em todo país 15 milhões de maços de Mimosa. Mais que hábito, já é uma tradição.

Curiosidades da espécie – Acácia Mimosa é uma árvore ornamental que pertence à família das leguminosas, por incrível que pareça. Ela produz vagens como a soja, a ervilha e o feijão. É nativa da Austrália, mas se adaptou bem em outros continentes. Por ser de médio porte – entre cinco e seis metros – é bem popular nas áreas urbanas. Além disso, sua belíssima inflorescência amarela é frequentemente utilizada na composição de arranjos florais. É de crescimento rápido, mas vive pouco – 15 anos em média.

Avatar

Este post foi escrito por: Anna Paula Guerra

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta