terça-feira, 15 de julho de 2025

Dança com DNA goiano em palcos franceses

 

No ano em que completa uma década de trabalho, o grupo goiano de dança contemporânea Ateliê do Gesto estreia em terras francesas, numa temporada de 21 apresentações, levando o espetáculo “Dança Boba” para o Festival OFF d’Avignon. Considerado um dos maiores e mais relevantes eventos de artes cênicas do mundo, o festival vai receber o trabalho do grupo de 5 a 26 de julho, diariamente às 18h10 – com apenas três dias de folga.

 

“Dança Boba” é um espetáculo de dança contemporânea criado a partir de jogos de improvisação que exploram o corpo em estados de liberdade, fragilidade e ludicidade. Este projeto foi contemplado pelo Edital de Fomento Goiás Mundo Afora Nº 14/2024, Política Nacional Aldir Blanc – PNAB 2014, da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, com apoio do Governo de Goiás.

 

O OFF acolhe companhias independentes de todo o planeta e transforma Avignon em um verdadeiro laboratório de criação e fruição artística durante o mês de julho. São centenas de espetáculos, em dezenas de salas, com uma média de mais de mil produções por edição. “Estar presente no OFF d’Avignon é um marco significativo para qualquer artista ou grupo, pois representa visibilidade internacional, possibilidade de conexões profissionais e reconhecimento dentro do circuito contemporâneo das artes cênicas”, comenta o diretor artístico João Paulo Gross.

 

“A participação do Ateliê do Gesto no Festival OFF d’Avignon 2024 com o espetáculo Dança Boba reafirma a força da dança brasileira no exterior e a potência do trabalho autoral desenvolvido fora dos grandes centros culturais. Levar um espetáculo nascido em Goiás para um dos maiores palcos do mundo é um gesto de afirmação artística e política”, completa Daniel Calvet, também diretor artístico do grupo.

 

 O espetáculo

“Dança Boba” coloca em cena dois intérpretes que, por meio da fisicalidade e de uma escuta sensível, compartilham momentos que oscilam entre memórias, leveza, dramaticidade e humor. Com dramaturgia construída a partir da simplicidade e da entrega poética dos corpos, o trabalho provoca o espectador com gestos que nascem no presente e imagens que emergem do afeto, do suporte mútuo e do estranhamento.

 

A trilha sonora, rica em texturas, potencializa os sentidos e contribui para uma atmosfera onde tudo pode ser dança — inclusive o que há de mais cotidiano, bobo ou improvável. Uma obra para todos os públicos, recomendada a partir de sete anos, com duração de 50 minutos.

 

Indicado em três categorias ao Prêmio Cesgranrio de Dança (Melhor Bailarino para Daniel Calvet e João Paulo Gross; Destaque em Desenho de Produção Cênica), o espetáculo já circulou por cidades como Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba, Belém, Fortaleza, e Palmas, tendo sido apresentado em festivais como Dança em Trânsito, Paralelo 16, Mostra Giro Dança, e Virada Cultural SP. Dança Boba é produzido por Lúdica Eventos e Projetos Culturais (Brasil) e Daboni Prod (França).

  

Celebrando dez anos

 

Ateliê do Gesto tem celebrado a primeira década de trabalho com muitas ações em 2025. Ainda no mês de julho, o grupo vai oferecer três aulões de dança gratuitos, com a bailarina-intérprete Wanessa Paula, abertos à comunidade em geral. Os aulões têm como objetivo aproximar o público da dança contemporânea e do processo artístico do grupo Ateliê do Gesto, promovendo uma vivência acessível, sensível e integrativa. Não é necessário ter experiência anterior em dança.

 

As aulas serão nos dias 15, 17 e 22 de julho, das 19h às 20h30, na sala de ensaio do grupo, localizada no Setor Jaó. Há 25 vagas por aula e são todas gratuitas. As inscrições devem ser feitas, mediante formulário de inscrição. O grupo pede aos inscritos a doação voluntária de  um quilo de alimento não perecível, entregue no dia da atividade. Os alimentos arrecadados serão destinados ao Programa Goiás Social, que atende famílias em situação de vulnerabilidade no estado.

 

Em agosto, de volta da França, o grupo vai oferecer uma oficina de contatos, apoios e improvisação, além de um bate papo com o curso de Produção Cênica do Basileu França e outro ensaio aberto. Em novembro, o grupo apresenta mais uma temporada de “Fica Comigo” e oferece a última oficina, de composição coreográfica. O trabalho será encerrado com a mostra da pesquisa “MAReAR”.

 

O grupo

 

O Ateliê do Gesto é uma plataforma de pesquisa e criação em dança que explora o corpo como campo poético e dramatúrgico. Fundado por Daniel Calvet e João Paulo Gross, o grupo nasce do desejo de investigar o movimento e suas conexões com outras linguagens artísticas, desenvolvendo uma assinatura própria no cenário da dança contemporânea.

 

Foto: Lu Barcelos

Com: Lumieira Comunicação – Ana Paula Mota e Nádia Junqueira

 

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta