sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Dancing Queen, maior hit do Abba, faz 46 anos

 

Neste 18 de junho, a primeira apresentação da música Dancing Queen, considerado o maior hit do grupo sueco Abba, faz 46 anos. A estréia foi planejada para a noite de 18 de junho de 1976, em uma festa de pré-casamento do Rei Carl Gustaf e Silvia, na Royal Swedish Opera, em Estocolmo.

 

Isso porque o povo Sueco nutria uma grande paixão pela noiva do Rei. No acontecimento real, Silvia e Carl aparecem nos dez segundos finais do clipe gravado na apresentação; ela com um sorriso de orelha a orelha, ele expressando mais felicidade que a média dos reis europeus da época. Atrás deles estão os pais de Silvia, a brasileira Alice e o alemão Walther.

 

O quarteto, que é sucesso até hoje, foi formado por dois casais, em 1972: Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson, e Anni-Frid Frida Lyngstad – o nome do grupo são as iniciais deles. Não eram bonitos, não dançavam lá essas coisas, mas conquistaram fãs mundo afora numa velocidade impressionante e a fama veio a galope com músicas impossíveis de se ouvir passivamente, como Gimme, Gimme, Gimme, Mamma Mia, Fernando, entre outras.

 

Estima-se que o grupo tenha vendido mais de meio bilhão de cópias, e olha que a banda durou apenas 10 anos. Seus integrantes, antes, seguiam carreira solo pouco promissora, mas os produtores viram potencial nos dois casais à época. No começo, fizeram algumas apresentações despretensiosas, até que decidiram participar do Festival Eurovision, criando uma composição para que a cantora sueca Lena Andersson interpretasse.

 

Composta por Björn e Benny, a música Say It With A Song conquistou o terceiro lugar na competição. Mesmo não levando o primeiro lugar, eles ficaram motivados e decidiram continuar compondo e fazendo experimentações de sons e arranjos vocais. Na terceira participação no festival levaram a melhor com Waterloo, que se tornaria o primeiro grande sucesso do Abba fora da Suécia.

 

Em 1975 as coisas começaram a mudar quando o grupo lançou o disco que leva o nome da banda. Nele, um hit colocaria o Abba no primeiro lugar nas paradas inglesas: Mamma Mia!, que virou musical da Broadway. Foram alçados à condição de pop stars com letras simples, melodias únicas, e conjunto harmônico das vozes que encantavam os críticos. Assim se tornaram primeiro grupo de um país de língua não inglesa a conquistar fama mundial.

 

Fim e recomeço – A mistura da vida pessoal e profissional dos dois casais acabou virando composição explosiva. Em 1982 eles se divorciaram e acabaram com o Abba. Eles mesmos se consideravam muito egocêntricos para continuarem trabalhando juntos. E em 2021, o quarteto sueco resolveu se reunir para lançar Voyageque contém 10 faixas. Comprovando que a fama do grupo jamais foi esquecida, o álbum vendeu mais de 80 mil cópias e se tornou a pré-venda mais rápida no Reino Unido. Eles também deram início a uma turnê em comemoração de 50 anos, usando tecnologia de hologramas com os integrantes aparecendo em versões digitais, que estreou em Londres.  Uma vez Abba, sempre Abba!

 

Discografia do Abba

  • Ring Ring, 1973
  • Waterloo, 1974
  • ABBA, 1975
  • Arrival, 1976
  • The Album, 1977
  • Voulez-Vous, 1979
  • Super Trouper, 1980
  • The Visitors,1981
  • Voyage, 2021

 

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

7 comentários em "Dancing Queen, maior hit do Abba, faz 46 anos"

Deixe uma resposta