quinta-feira, 19 de setembro de 2024

De como é importante trabalhar a improvisação

 

Marcio Fernandes  –  Uai, viajar de mochila exige enorme capacidade instalada de improvisação. Nada está pronto e acabado. Não há receita de bolo. Você é um indivíduo jogado no mundo e só pode contar com sua propriedade de superar as roubadas.

 

A improvisação salva vidas, restitui felicidade, reverte situações plenamente desfavoráveis. É a positividade posta em prática com prontidão e eficiência! Bateu um perrengue? Improvise! Desesperar jamais! Só assim a tua fila anda! Estou precisando trabalhar! Presidente Lula, caso resolva criar Ministério da Improvisação pode contar comigo! Sinto que falta um Fernandes em tua equipe!

 

Vamos aos casos concretos.

 

Eu havia tomado um piau espetacular. Vinho de Toro, 22 meses de barrica. Apaguei na cama com o fone de ouvido. Não sei exatamente o que houve. O fato é que, ao acordar, percebi que o equipamento estava sem aquela borrachinha do lado esquerdo da caixa de som. Dei vasculhada na cama, no chão do quarto e nada.

 

Tomei um banho grande e veio a percepção de que a audição estava meio abafada naquele ouvido. Caraca! A borrachinha estava dentro do tímpano. Não muito enfiada, mas impossível de ser removida com os dedos. O que fazer? Praticar a improvisação! Como não tinha pinça, usei a tesourinha e o êxito do procedimento foi total. Na hora pensei no Dr. Cândido Santiago, meu eterno médico de ouvido, nariz e garganta. Do além, Candão me guiou e o problema foi solucionado. Positivo grande para ti!

 

 

No sábado passado havia desarrumado a mochila para procurar os cartões de crédito. Encontrei, claro! Ficou uma pendência, pois a coisa virou uma bagunça. Estabeleci que a situação seria normalizada quando voltasse de confraternização com o pessoal do trekking. Ao retornar ao albergue estava tudo esparramado na cama. Medicamentos, casaco, meias, chapéu etc.

 

A providência exigida era grande. Estava sem iniciativa. Qual a solução? Improvisar! Dividi a cama de solteiro em dois seguimentos e houve espaço confortável para dormir e acomodar as coisas. Um sucesso, ainda que tenha acordado enrolado nas roupas e o vestuário limpo se convertido na própria maçaroca.

 

Tive uma pequena torção no tornozelo esquerdo. A situação demandava prontidão no primeiro-socorro. A solução era fazer compressa de gelo. Na Espanha não tem essa moleza de comprar gelo em posto de gasolina ou ter serviço de entrega de motoboy. Qual foi a saída emergencial? Improvisar! Enchi a banheira de água gelada e mergulhei o pé por uns 20 minutos. Também o resultado foi de pleno êxito! Parabéns! Pé está quase 100%.

 

 

Está triste? Improvise! Ouça rock mesmo! Sua fila vai andar! Descolou uma doida que está atrasando os seus lados? Livre-se desta âncora de petroleiro imediatamente e pare de mandar mensagem no WhatsApp. É possível bloquear a comunicação!

 

Veja o caso do piau. Você comprou um vinho grande para tomar no quarto. Mas não há possibilidade de conseguir uma taça e sabe que aquele copo normalmente deixado na pia foi usado por alguém desconhecido para acomodar a escova de dentes ou mesmo uma dentadura! Não corra risco! Improvise! Vá até cafeteria, peça alguma coisa e consiga um daqueles copos de papel. É a melhor solução e você não vai ficar desguarnecido de vinho.

 

Sou subsíndico do meu prédio e especialista em gerenciamento de crises. O último problema foi criado pelas gêmeas cariocas que transformaram o apartamento em estúdio para ensaiar a mesma música da Marilia Mendonça. Não pode, meninas!  Estabeleci o diálogo produtivo, improvisamos um horário para a prática musical. Acabou o problema e tudo no prédio voltou a andar nas calminhas. Fui elogiado até por Seu Muniz, crítico ácido da minha administração!

 

Gostaria de agradecer a solidariedade do pessoal com a perda da tesourinha. Foi encontrada, passa bem e tem revelado ser de múltipla utilidade.

 

Agora vamos ao trabalho de positivação da galera!

 

O primeiro positivo vai para o alcaide de Compostela. O nome do cara é Xosé Sanchéz Bugallo.  Excelente e muito instrutivo o discurso antes de concerto de Vivaldi, Mozart e Handel! Francamente, não precisava dar uma de papagaio de pirata na fotografia com o maestro!

 

Vou mandar um positivo para Afonsinho, grande bucaneiro de velhas curtições! Que mensagem linda você me enviou! Gratidão, amigo! Na dúvida sobre paternidade, faça DNA!

 

Preciso enviar positivo para Glória, amiga do coração e que viaja comigo todos os dias! Saudade dos nossos altos estudos!

 

O próximo positivo vai para Darlene. Doutora, a senhora é um espetáculo! Prometo não arrumar confusão por aqui!

 

Vai um positivo especial para Ricardo. Eu sei que não é moleza administrar uma Melo no dia a dia e quem dirá duas! Parabéns pelo sucesso!

 

Por fim, um positivo coletivo para comandante e tripulação do voo M6 6444 da Wizz. Será longa viagem desde Madrid até a Geórgia! Pessoal, nada de tomar piau esta noite para acordar amanhã de bom humor e descansado!

 

Texto e fotos: Marcio Fernandes

 

A música do dia é Lincharam o Viajante Espacial de Eduardo Dusek!

Avatar

Este post foi escrito por: Marcio Fernandes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

9 comentários em "De como é importante trabalhar a improvisação"

Deixe uma resposta