De portas abertas para o conhecimento
“Eu levo para a vida o que eu aprendi neste curso e, principalmente, para a minha vida profissional como professora”. Este é o depoimento da pedagoga Núbia Sousa Barbosa Ribeiro, depois de três dias de imersão no curso sobre Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). O workshop foi realizado pelo Centro de Estudo e Pesquisa da Interamérica (CentroEPI), na Escola Interamérica, em Goiânia. Núbia é professora do ensino infantil na rede particular e conta que o curso a fez enxergar toda a metodologia dos projetos em ABP e a importância do protagonismo da criança no processo. “Agora tenho bastante subsídios para desenvolver o trabalho que eu acredito com meus alunos. Essa troca é o início de algo muito maior e transformador dentro da sala de aula”, avalia.
A professora Núbia foi uma das 54 profissionais da área de Educação que participaram do curso. Na primeira semana de julho, A Escola Interamérica abriu as portas, pela primeira vez, para a comunidade da grande Goiânia e se tornou um centro de capacitação de profissionais da Educação, como coordenadores e diretores pedagógicos, professores, professores auxiliares, estagiários e estudantes de pedagogia. Com o tema “Projetos STEAM em ABP: Desafios Contemporâneos na Educação” o curso abordou a proposta do trabalho com projetos e discutiu formas de lidar com a modalidade para fomentar o aprendizado de todos os estudantes, tanto os que precisam de mais ajuda, quanto aqueles que necessitam de desafios. Os projetos foram elaborados dentro da modelo STEAM (Science, Technology, Engeneering, Art, Math) que surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 e prevê a integração de conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática, possibilitando ao aluno se preparar para desafios como cidadão e no mercado de trabalho.
Com uma carga horária de 40 horas distribuídas em encontros presenciais e online, os participantes vivenciaram na prática a experiência em projetos ABP e puderam desenvolver seus próprios projetos orientados pelo renomado time de formadores do CentroEPI. Flaviane Montes, coordenadora do curso, afirma que o objetivo foi trabalhar propostas que pudessem contemplar as diferentes faixas etárias, desde a educação infantil ao ensino médio, e as mais diversas instituições de ensino públicas e/ou privadas.
Instituição referência em Goiás, com 25 anos de atuação no mercado e com metodologia inovadora na formação de alunos do ensino infantil ao fundamental, a Escola Interamérica, por meio do CentroEPI, se consolida também como uma comunidade de aprendizagem e formação de educadores em Goiás. Nossa motivação é compartilhar conhecimento, diz Flaviane Montes. “Abrir para a comunidade externa é poder alcançar mais salas de aula, mais professores e mais escolas numa metodologia que seja, de fato, muito mais viva e eficaz no processo de ensino e de aprendizagem”, conclui.
Hoje, o Centro de Estudo e Pesquisa da escola oferece cursos, workshops, palestras, viagens pedagógicas, além de materiais de formação, como e-book e revistas. A pedagoga Thaís da Silva Omoto confirma que é um privilégio fazer parte desta comunidade de aprendizagem. “Saio do curso alimentada com esta troca, com tudo que vivenciamos e com muitas ideias para o próximo semestre, sempre em busca de uma educação melhor”.
Texto: Lila Nascimento