quinta-feira, 25 de abril de 2024

Descubra quem são seus ancestrais

 

Empresário brasileiro com cara – atitude, conhecimento e traquejo – de cidadão do mundo, Márcio de Abreu ganhou do companheiro Wim Koeman um teste de composição genética, também conhecido como teste de ancestralidade, que custou 39 euros à época e funcionava como o que é feito para a detecção da Covid-19, com extração de secreções das narinas – hoje já é feito também com amostras de saliva. O material foi enviado pelo correio para um laboratório nos EUA.

 

O goiano de Pontalina, porte vigoroso, branco, esperava grande percentual de ascendência italiana em seu DNA. Que nada! Ele tem, sim, 88.5% de europeu, mas desse percentual apenas 4.3% de italiano e, surpresa, 26.6% de escandinavo. Há também traços de judeu asquenaze, americano e africano.

 

Esses tipos de testes têm outra aplicação, além da descoberta das origens e entendimento da sua personalidade e predileções. Eles servem para detectar a propensão a doenças como pressão alta, diabetes, Alzheimer e principalmente câncer, ajudando no diagnóstico precoce.

 

O exemplo mais célebre é o da atriz Angelina Jolie, que em 2013 retirou uma das mamas após descobrir que tinha mutações nos genes BRCA 1 e 2, que estão diretamente relacionados a tumores mamários. Mas, é claro, cada caso é um caso.

 

Quando surgiram, na década e 1980, os testes eram muito caros; em média 10 mil dólares, mas com o desenvolvimento de novas tecnologias as análises estão bem mais em conta. E podem ser feitas no Brasil. As amostras são analisadas por meio de inteligência artificial e comparadas às de populações que constam nos bancos genéticos das empresas, lembrando que o genoma é 99,9% igual em todos os seres humanos. Então, é o cruzamento dessas informações que permite descobrir de que locais partiram nossos familiares.

 

Pela internet é possível adquirir, de laboratórios nacionais, um kit básico para quem quer apenas conhecer sua ancestralidade e parentes biológicos – com custo aproximado de R$ 200,00; e também há outro para quem quer adotar cuidados específicos com a saúde a partir do DNA, ao preço de cerca de R$ 500,00. Mas os especialistas avisam que nem todos os resultados pedem ser levados a ferro e fogo. E o melhor é que, neste segundo caso, a testagem seja feita até os 30 anos.

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

1 comentários em "Descubra quem são seus ancestrais"

Deixe uma resposta