sexta-feira, 12 de abril de 2024

Diálogos entre metrópoles e o fundão do Cerrado

 

Após cinco anos de sua última mostra individual na capital goiana, o artista plástico Marcelo Solá volta a mostrar um panorama de sua investigação criativa, com trabalhos que transitam entre diversos suportes, entre eles o desenho, a pintura e a instalação.

 

Desenhos inéditos do gabinete vermelho é o título da mostra que ocupa o Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás, localizado no Setor Universitário (Goiânia/Goiás), com inauguração no dia 15 de junho, às 19h30, e visitação de 16 de junho a 11 de agosto de 2023, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

 

 

Nesta exposição individual, ele apresenta um conjunto de obras que criam diálogos com as experiências vivenciadas nas grandes metrópoles e as mesclam às culturas populares de pequenas comunidades do interior de Goiás.

 

Assim, segundo o crítico de arte e curador, Wagner Barja (Brasília/DF), com um pé na atualidade e outro na ancestralidade, o artista não abre mão de suas origens primeiras, pois é lá, no fundão do Cerrado, que moram a sua identidade e inspiração. A fantasia que surge com o protagonismo em suas obras mistura arquétipos e signos de inscrições urbanas com simbologias de antigas culturas.

 

Bordado sobre tecido feito em conjunto com a bordadeira dona Abhadia, de Olhos d’Água

 

De suas composições nasce a alquimia poética, na qual o gráfico impulsiona o pictórico, numa escrita que evidencia o rico repertório visual de inscrições, traduzidas em imagens formadoras do alfabeto visual do artista, que ora remete a tempos modernos ora a remotas lembranças.

 

*Wagner Barja, artista plástico, arte-educador, mestre em Arte e Tecnologias da Imagem – IdA/VIS – UnB, Notório Saber Plástica, História e Teoria da Arte, Arte-Educação, pelo Conselho Superior de Educação/ME, Doutorando em Ciência da Informação – FCI/UnB

 

 

SERVIÇO

Abertura: 15 de junho de 2023, às 19h30

Visitação: 16 de junho a 11 de agosto de 2023

Segunda a sexta das 9h às 12h e das 14h às 17h

Local: Centro Cultural UFG – CCUFG. Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO, CEP: 74605-220.

 

 

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta