sábado, 18 de maio de 2024

Diversidade e inclusão na passarela

 

Hoje tem Fashion Day no Shopping Bougainville com apresentação de diversas marcas, estilistas e artistas,  em um dia todo dedicado à moda. O evento acontece das 11 às 22 horas em frente à Praça de Alimentação. A convidada especial é a artista plástica Zaia Ângelo, que vai assinar desfile com dez looks compostos por peças pintadas à mão e acessórios, exclusivos, como as botas, que já fazem parte dos figurinos e cenários das cantoras  Karol Conká, Anitta e Assucena.

 

Zaia levar para a passarela muita ousadia, cor e diversidade. Para isso, está customizando as peças em jeans elaboradas por estilistas formados pela Faculdade de Moda da  Universidade Federal de Goiás (UFG).

 

A artista é ligada às questões sociais. Em todas as suas obras aborda a diversidade, inclusão e combate a qualquer forma de discriminação e preconceito. Conseguiu levar a arte protesto para o Museu do Louvre e suas ilustrações em homenagem às divas drags e transexuais estamparam a coleção da estilista Mileide Lopes, que foi a primeira marca goiana a ser selecionada pela curadoria da São Paulo Fashion Week a expor na loja conceito do evento.

 

História de Zaia

 

A obra da escritora e artista plástica, Zaia Angelo, é reconhecida no Brasil e no exterior. Aos 15 anos foi convidada para expor “Eu sou o gay que sofre com a homofobia”, da Coletânea “Eu sou a Dor, na 10ª Art Shopping Paris – Carrousel do Louvre – 2017” – durante a Semana de Arte Contemporânea de Paris.

 

A história de Zaia no universo das artes começou aos dois anos, quando demonstrou interesse pelos desenhos. Aos sete, recém-alfabetizada publicou o primeiro livro “A Girafa que foi ao Espaço”. Desde então, dedica-se à literatura e às artes plásticas.

 

Na literatura, quando tinha 10 anos, ganhou o Concurso Internacional para autores infanto-juvenis em língua portuguesa: “Atrevida” com o 3º livro “A transformação de Joca”. O concurso foi promovido pela Associação Sociocultural La Atrevida, entidade apoiada pela Universidade de Lisboa. Em 2017, o seu 5º livro “Depois do Final Feliz” foi premiado nas categorias melhor ilustração e melhor projeto gráfico, com o Prêmio Literatura Brasileira, promovido pela ZL Editora.

 

Com: Amora Comunicação

Foto: Lara Fagundes

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta