sexta-feira, 12 de abril de 2024

E-cêntrica movimenta a Vila Cultural Cora Coralina  

 

A Vila Cultural Cora Coralina, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), recebe mais uma vez a Feira E-cêntrica, dias 6 e 7 de abril. Em sua 6ª edição, o evento reúne este ano 84 expositores entre publicadores e artistas de cinco estados e do Distrito Federal. Realizada pela Negalilu Editora e parte do calendário nacional de feiras de publicações independentes, a Feira E-cêntrica 2024 contará com oficinas, um mini-curso, três visitas guiadas e quatro rodas de conversa, além de performance, sarau, deriva fotográfica e exposição de arte. Este ano, o evento conta com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 

Exposição de arte

A exposição coletiva Condição reúne o trabalho da artista Carolina Nogueira (DF) e dos artistas Difavela (SP) e Nestor Jr. (SC). A mostra será aberta hoje, 4 de abril,  na Galeria Sebastião Barbosa, na Vila Cultural Cora Coralina. Com desenhos, pinturas, gravuras e objetos, ficará aberta à visitação até 28 de abril. Para fomentar o debate sobre a conjunção das obras, no dia 6 de abril (sábado), às 10h, os artistas vão conduzir uma visita guiada à exposição.

 

Formação continuada

Com foco em narrativas visuais e autopublicação, será realizada a oficina de minizine no dia 6 de abril, às 9h, com o publicitário Márcio Sno (SP), um dos zineiros mais representativos da cena brasileira. Também no sábado, às 11h, será realizada a roda de conversa “Os artezines – conjecturas paratópicas” com GazyAndraus (Canal GaZine), Helder Kawabata (Costuradus) e Vanessa Santos (Tragos Poéticos), com mediação de Marcio Paixão Jr. (MMarte).

 

No domingo (7/4), será realizado o minicurso “Edição de fotolivro: os colóquios imagéticos e suas andanças”, com Luciana Molisani e José Fujocka, idealizadores da LovelyHouse (SP). O minicurso tem 6 horas de duração, divididas em dois dias, e introduz os participantes nas especificidades do ofício de publicação do fotolivro. Ainda no campo das visualidades, no domingo, às 9h, Carolina Nogueira (DF) propõe a oficina de desenho-brinquedo.

 

Expedição fotográfica

No sábado (06/04), às 9 horas, a Vila Cultural Cora Coralina será ponto de partida para a expedição fotográfica pelo Centro de Goiânia, prevista para encerrar por volta das 13h, no Beco da Codorna. As inscrições também devem ser feitas pelo site www.negalilu.com.br .

 

O encontro visa reunir fotógrafos profissionais e amadores interessados em ampliar relações com a cidade. A Deriva do Bem, expedição fotográfica urbana, foi criada em 2008 sob a coordenação do arquiteto Bráulio Vinícius Ferreira, por meio da FAV-UFG.

 

Performance

Assim como a Deriva do Bem, que tem agenda própria, outras iniciativas autônomas agregam força à programação da feira e-cêntrica. O grupo Corpo de Voz, que realiza leitura com performance vocal dramatizada de poesia, apresenta o “Livro das Águas”, no sábado (06/04), às 17 horas. Nesta ocasião, o elenco conta com os professores e poetas Eugênia Fraietta, Lucas Frazão, Luna Constantino, Tarsilla Couto de Brito e Zé Pedroso Araújo. O “Livro das Águas” é uma seleção de poemas de poetas mulheres brasileiras organizada por Jamesson Buarque, que dirige o Corpo de Voz e assina a direção da performance, com sonoplastia de Lino Calaça e a iluminação por Ivan da Guarda.

 

Sob coordenação da atriz e escritora Carol Schmid, o Sarau das Minas já chega a sete anos de atividade ocupando espaços públicos e privados de Goiânia. Com inscrição prévia, as performances vão acontecer no domingo (07/04), das 17h às 19h. O palco está aberto para mulheres, pessoas não-binárias e homens apresentarem ao público expressões artísticas diversas.

 

Palavra Cruzada

A atmosfera literária e poética da feira e-cêntrica acolhe ainda o Palavra Cruzada – II Encontro de Escritoras e Escritores Independentes de Goiás, no domingo (07), entre 14h e 17h, na Sala de Mídias João Bênnio. O encontro terá mediação de Beta Reis, Jeferson Barbosa e Tarsilla Couto de Brito, em debate construído em três eixos: “como escrever”, “para quem escrever” e “por que escrever”. Entre escritores e escritoras convidadas estão: Fernando Cândido, Geórgia Cynara, Lavínia Mendes, Ademir Luiz, Elisa Marques, Larissa Brasil, Carlos Brandão, Cássia Fernandes e Pablo Mathias.

 

 

04/04 (quinta)

Local: Galeria Sebastião Barbosa, Vila Cultural Cora Coralina

19_ Abertura da exposição coletiva CONDIÇÃO, obras de Carolina Nogueira (DF), Difavela (SP) e Nestor Jr. (SC)

Vernissage

6/04 (sábado)

Local: Vila Cultural Cora Coralina

9h_Deriva do Bem na feira e-cêntrica 2024. Coordenação: Bráulio Vinícius Ferreira (GO) e Wellington Martins (GO)

9h às 12h_Oficina de minizine, com Marcio Sno (SP)

10h às 11h_ Visita guiada à exposição coletiva CONDIÇÃO, com Carolina Nogueira (DF), Difavela (SP) e Nestor Jr. (SC), Galeria Sebastião Barbosa

11h às 20h_feira e-cêntrica – exposição/comercialização de livros especiais, zines e artes gráficas

11h às 12h30_ Bate-papo: “Os artezines – conjecturas paratópicas”, com GazyAndraus (Canal GaZine, GO), Helder Kawabata (Costuradus, SP) e Vanessa Santos (Tragos Poéticos, DF). Mediação: Marcio Paixão Jr. (GO)

14h às 17h_Curso Edição de fotolivro: os colóquios imagéticos e suas andanças (parte 1), com Luciana Molisani e José Fujocka_LovelyHouse (SP)

17h_Intervenção_Grupo Corpo de voz (GO), em “Livro das águas”. Elenco:Eugênia Fraietta, Lucas Frazão, Luna Constantino, Tarsilla Couto de Brito e Zé Pedroso Araújo. Direção: Jamesson Buarque

20h – encerramento

7/04 (domingo)

Local: Vila Cultural Cora Coralina

9h às 12h_Oficina desenho-brinquedo: desenhar em três dimensões e sem manual de instruções, com Carolina Nogueira (DF)

10h às 13h_ Curso Edição de fotolivro: os colóquios imagéticos e suas andanças (parte 2), com Luciana Molisani e José Fujocka_LovelyHouse (SP)

11h às 19h_feira e-cêntrica – exposição/comercialização de livros especiais, zines e artes gráficas

14h às 17h_II Palavra Cruzada – Encontro de Escritoras e Escritores Independentes de Goiás.

14h_Mesa 1: Como escrever

Convidados/convidadas: Fernando Cândido, Geórgia Cynara e Lavínia Mendes.

15h_Mesa 2: Para quem escrever

Convidados: Ademir Luiz, Elisa Marques e Larissa Brasil. Mediação: Jeferson Barbosa

16h_Mesa 3: Por que escrever

Convidados/convidadas: Carlos Brandão, Cássia Fernandes e Pablo Mathias. Mediação: Tarsilla Couto de Brito

17h_Sarau das Minas GO. Coordenação: Carol Schmid (GO)

19h_encerramento

 

Foto: Layza Vasconcelos

Com: Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

 

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta