segunda-feira, 17 de junho de 2024

Escola desenvolve atividade que mira redação no Enem

A redação do Enem serve para avaliar capacidades do aluno que não são possíveis observar em questões de múltipla escolha, como o conhecimento e a maturidade para defender ideias em uma estrutura consistente

 

Desvendar os caminhos para fazer uma redação nota mil na prova do Enem. Este é o objetivo do “Aulão-redação Enem – passo a passo para a aprovação”, que acontece na próxima terça-feira, 27, às 19h. A aula, realizada pela Escola Interamérica, será online e ministrada pelo professor de Português e Redação Murilo Amaral, que conseguiu um feito e tanto nos últimos dois anos: todos os alunos do seu curso de redação obtiveram notas acima de 900 pontos na redação do Enem.

 

 

A redação do Enem tem um peso importante na aprovação do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, que dá acesso às universidades públicas no Brasil. Por isso, o público-alvo do aulão são os adolescentes de 13 a 15 anos, que já se preparam para novas conquistas e escolhas importantes para o futuro. O encontro online dos estudantes com o professor Murilo Arantes será por meio do Google Meet. Os participantes ainda receberão material exclusivo e produzido pelo profissional, ensinando o passo-a-passo da redação do Enem.

 

 

“O mais importante para se fazer uma boa redação é, antes de tudo, ser um bom leitor”, atesta o professor Murilo. Segundo ele, é indispensável que, além de ler bons textos, o estudante também releia a própria redação e, quando necessário, deve reescrevê-la. E é justamente no processo de reescrita que entra o professor. “Esse processo ajudará o estudante a compreender o que precisa ser melhorado e mostrará o caminho ideal para o aperfeiçoamento textual”, ensina o professor Murilo.

 

 

Coordenadora pedagógica da Interamérica, Lúcia Oliveira explica que a importância de atividades como esta vai além do aprendizado cognitivo. “Elas trabalham também a autoconfiança, o protagonismo e a troca de experiências entre outros estudantes com dúvidas diversas ampliando seu repertório”, conclui Lucia, que espera uma grande participação de estudantes na atividade, com o engajamento de toda a família.

 

 

Mais que mostrar que sabe escrever, a redação do Enem serve para avaliar capacidades do aluno que não são possíveis observar em questões de múltipla escolha, como o conhecimento e a maturidade para defender ideias em uma estrutura consistente. E é por isso que quem enxerga a redação como a parte mais difícil do processo seletivo precisa se preparar muito e ter conhecimento de assuntos atuais que podem ser o tema.

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta