quinta-feira, 18 de julho de 2024

Escola promove fim de semana com inovação, arte e solidariedade

Feira de inovação, conhecimento, arte e tecnologia da Escola Interamérica (Ficarte) 2023 será realizada neste sábado, 23, e é aberto à comunidade. Além da feira, alunos preparam um bazar solidário

 

A Escola Interamérica realiza neste sábado, 23, mais uma edição anual da Feira de Inovação, Conhecimento, Arte e Tecnologia da instituição, a Ficarte 2023, evento que reúne todos os trabalhos realizados pelos alunos do 6º ao 9º ano, de 11 a 15 anos de idade, durante este ano, como cartazes, maquetes, trabalhos manuais e atividades práticas, além de solidariedade. A Ficarte será na Unidade II, no Jardim América (Rua C-242, n. 42) das 9h às 13h. Neste período também vai funcionar o Bazar Solidário, aberto a toda a comunidade, com produtos diversos como roupas, calçados, brinquedos e jogos. Tudo recebido como doação. A renda será revertida para ações sociais desenvolvidas pela escola.

 

A Ficarte é muito mais que uma feira de trabalhos e solidariedade. A Escola Interamérica acredita que os conteúdos acadêmicos são ampliados e fortalecidos quando os alunos se sentem motivados, exigidos, instigados a pensar, a descobrir, a pesquisar, a conhecer, a dialogar, a conviver e a estudar. “A Ficarte é um momento que representa essa integração e possibilita a visitação e apreciação de alguns trabalhos desenvolvidos ao longo deste ano, nas diferentes áreas do conhecimento”, esclarece Lúcia Oliveira, coordenadora pedagógica da escola.

 

Pais também participam das atividades

 

Também haverá oficinas que pretendem mostrar à comunidade, na prática, como são desenvolvidas as habilidades e competências do estudante da Interamérica que, por sua vez, tem a oportunidade de se desafiar sempre a ampliar seu olhar e suas relações com o conhecimento. Os estudantes farão explanações sobre os conteúdos abordados nos projetos para gerar integração, aproximar família e escola e valorizar o trabalho de cada estudante.

 

Haverá apresentações dos estudantes em projetos de ciência, história, artes, geografia, gastronomia, fotografia, matemática, química, língua portuguesa e educação física, espanhol e empreendedorismo. Os pais também participam visitando e assistindo a todas as apresentações realizadas pelos estudantes, demonstrando o quanto o aprendizado está envolvido nos projetos desenvolvidos pelos estudantes com representatividade de todos os alunos em todas as áreas de conhecimento.

 

Alunos preparam guloseimas que fazem parte da proposta do projeto biotecnologia dos alimentos e que serão degustadas pelos pais

 

O que vai ter – Os alunos estão preparando novidades que mostrarão o avanço da ciência, como experimentos físico-químicos, fotografia, desfile geo-histórico, apresentação dos projetos literários e linguísticos, a vivência de uma sala ambiente, oficina de espanhol e, é claro, ciência na prática.

 

Mais do que integração, a feira traz ainda o trabalho do conceito de empatia, com a realização do Bazar Solidário, um projeto de Empreendedorismo Social da escola, com os estudantes do 8º ano, orientados pelo professor Ferdinand Tokarski. “No Bazar Solidário os alunos aprendem mais do que fazer um bazar para vender. Eles aprendem a empreender para transformar a sociedade e reduzir injustiças sociais. Este é um dos propósitos do Bazar Solidário”, reforça o professor.

 

O Empreendedorismo Social, ministrado para as turmas de 8° ano, tem como um dos principais objetivos promover uma mudança de comportamento. Nesse contexto, os estudantes são levados a refletir e agir de forma significativa acerca do consumismo e da sociedade como um todo. Colocando em prática os conteúdos explorados em sala, os estudantes realizam o bazar solidário, cuja renda será revertida para um projeto social que os próprios estudantes, em assembleia, decidirão apoiar.

 

Serviço:

Assunto: Feira de Inovação, Conhecimento, Arte e Tecnologia da Escola Interamérica, a Ficarte 2023

Data: Dia 23 de setembro, sábado, das 9h às 13h

Local: Escola Interamérica (Unidade II) – Rua C-242, n. 42, Jardim América

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta