quinta-feira, 18 de julho de 2024

Franguinho grifado

 

Caçarolices  — Não sou uma pessoa admiradora de pratos à base de frango. Eu como. Acho saboroso. Mas não vou atrás. Acredito que faço parte de uma minoria que nunca comprou peito de frango pra grelhar em casa. Nunca. Não é como quando converso com alguém, que me recomenda: “Já comeu a pamonha da Dona Ordália?”, e eu sair correndo para a pamonharia da Dona Ordália. Fora o frango caipira que a minha mãe faz, os outros são os outros. E só.

 

Explanado isso, vamos aos fatos.

 

Dia desses, lá estou calibrando uma taça de vinho e pensando no almoço do dia seguinte. Não é de ver que pensei em sobrecoxas de frango – um sertanejo universitário* – assadas com ervas, sobre uma cama de rodelas de cebola e servidas com brócolis grelhados e batata rústica? Salivei!

 

Eu queria dizer que preparei, com todas as nuances que eu imaginei, e ficou muito, mas muito gostoso! Mas tive receio, por um tempo, de expor a receita por puro preconceito. Existem formas e formas de se fazer um frango para que ele fique saboroso. Então, vamos lá. Olha só o que eu aprontei…

 

Foram seis sobrecoxas de frango orgânico – dizia na embalagem que era criado sem muitos salamaleques e sem antibiótico, o que, dizem, deixa a carne mais saborosa e sem aquele gosto forte de frango de granja. E o processo foi o seguinte:

 

Fiz uma marinada com:

1 cebola ralada, 4 dentes de alho amassados, 1 colher de alecrim fresco picado, 100 ml de vinho branco seco, 4 colheres de azeite, pimenta do reino moída na hora, 1 pimenta dedo de moça sem semente picadinha, sal a gosto. Passei cuidadosamente em todas as sobrecoxas e deixei marinar por umas 4 horas.

 

Numa refratária, fiz uma cama de cebolas cortadas em rodelas, temperei com um pouquinho de sal e azeite. Ajeitei todas as sobrecoxas e dispus as batatas cortadas em pedaços grandes. Envolvi no papel alumínio e levei ao forno, a 220º, por 40 minutos. Tirei o papel alumínio e acrescentei os brócolis e cebola roxa cortada em pétalas. Reguei com o caldo que sobrou na marinada e deixei dourar (aproximadamente 20 minutos). Tomilho fresco para finalizar, molho barbecue para acompanhar e… o frango virou grife e foi pro meu cardápio.

 

Sucos com sabores que você não vai acreditar

  1. Melancia, limão siciliano e gengibre. Com muito gelo!
  2. Abacaxi, laranja, banana e hortelã.
  3. Maçã verde, limão, raspas de limão e água com gás.

 

Frase

“De repente fiquei inchada, com um apetite voraz e com desejo de comer salgadinho de pizza com bomba de chocolate e calda de caramelo. Comprei um teste de farmácia e comprovei o que eu mais temia, mas que uma hora, na vida de toda mulher, ia acabar acontecendo: tô gorda.” Tati Bernardi, escritora brasileira

 

 

 Larica

E quando bate aquela vontade de comer salgadinhos de festa? A gente sabe que fritura não é lá uma coisa muito saudável. Então, tudo o que deveria ir para o óleo quente, vai para a airfryer, com um fiozinho de azeite. A maionese? Caseira, com ovo cozido:

 

No liquidificador: 2 ovos cozidos, 1 caixa de creme de leite, 1 dente de alho, ¼ de cebola, sal e gotas de limão. Se quiser, pode acrescentar cheiro verde também. Muito! Fica com o sabor daquelas maioneses que você adora no pit-dog da esquina, mas que tem receio de abusar. Liberte-se!

 

 

Marinada

(Foto 3) Bacalhau – Para dessalgar, coloque as postas em uma tigela, cubra com água e deixe de molho na geladeira por 24 horas. Troque a água 3 ou 4 vezes nesse período.

Caldo – Quanto mais lisa a casca da laranja e do limão, mais suco eles terão. Por isso, evite comprar limões e laranjas com a casca muito rugosa.

Facilidade – Antes de descascar, deixe os dentes de alho de molho em água durante dez minutos. As cascas se soltam facilmente.

Substituto – O iogurte natural pode ser uma alternativa saudável em muitas receitas em substituição ao creme de leite.

Vida longa – Para evitar que o extrato de tomate embolore depois de aberto, retire da lata e guarde em um potinho ou copo de vidro. Despeje por cima um pouco de óleo e conserve na geladeira.

 

Bom apetite!

Até a próxima.

 

Avatar

Este post foi escrito por: Rimene Amaral

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta