quinta-feira, 18 de julho de 2024

Gerson Fogaça inaugura a exposição na Espanha

 

O artista goiano Gerson Fogaça abre exposição hoje, quinta-feira, 14 de março, às 19 horas, na Galeria Art Concept Alternativa ACA, em Santander, Espanha. A mostra, que trata da fluidez e mutabilidade das paisagens urbanas contemporâneas, tem a curadoria de Dayalis Gonzalez e a produção de Malu da Cunha.

 

“Ciudades Líquidas” convida o espectador a mergulhar em um mundo onde as fronteiras entre o real e o imaginário se diluem, onde a cidade é percebida não como uma entidade estática, mas como um organismo vivo em constante movimento e transformação. Através dessa exposição, Gerson Fogaça propõe uma reflexão sobre as complexidades e contradições das sociedades urbanas modernas, explorando a dinâmica das cidades sem enfatizar aspectos estéticos, mas sim a efervescência das paisagens urbanas em constante metamorfose.

 

Inspirado pela obra do sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que cunhou o termo “modernidade líquida” para descrever uma sociedade caracterizada pela volatilidade e falta de estruturas sólidas, Fogaça busca traduzir essa ideia para o universo visual. Através de suas pinturas, o artista explora a transitoriedade das cidades, capturando a essência de espaços urbanos em constante transformação, seja pela rápida evolução tecnológica, migração humana ou mudanças climáticas. As obras de Fogaça são caracterizadas por linhas fluidas, formas orgânicas e uma paleta de cores vibrantes, refletindo a energia e a diversidade encontradas nos ambientes urbanos contemporâneos.

 

Gerson Fogaça

O artista plástico tem uma carreira internacional marcada por exposições em diversos países ao redor do mundo. Desde 2006, suas obras têm sido exibidas em locais como Chile, Espanha, França, Bolívia, Argentina, Cuba, Bélgica, Venezuela e Portugal, entre outros.

 

Atualmente, Fogaça está participando da exposição coletiva “Um Só Corpo” no Museu da República, em Brasília. Além disso, para este ano, ele tem programadas exposições internacionais no MOOCA, Museum Art Contemporary Art of the Americas, em Miami, no Centro Cultural Futurama, na Cidade do México, e em Havana, no Centro Provincial de Artes Plásticas e Design.

 

Com: Amora Comunicação

Foto: Júlio Abreu

 

Serviço:

Assunto: Exposição “Ciudades Líquidas”

Local: Art Concept Alternativa ACA, Calle Alta, 80, Santander, Espanha

Abertura: quinta-feira (14/03), às 19 horas

Visitações: 11h30 às 14 horas e de 17 às 20 horas

Permanência: até 11 de abril de 2024

Apoio: Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta