quinta-feira, 18 de julho de 2024

Goiânia em Cena tem atrações para todas as idades

 

A prefeitura de Goiânia, através da Secult – Secretaria Municipal de Cultura – realiza, de hoje ao dia 22 de outubro, a 19ª edição do Goiânia em Cena. O objetivo do festival é fortalecer a cena cultural goianiense e presentear o público com uma diversidade de opções artísticas para o entretenimento de toda a família. Serão sete dias de programação com espetáculos circenses, teatrais e de dança.

 

Segundo o secretário de Cultura, Zander Fábio, o Goiânia em Cena vem celebrar e mostrar de forma cênica o quanto a cidade evoluiu nesses 90 anos, com muita história, tradição e personalidades. “É um festival que reúne grandes nomes do teatro, do circo, da dança e o melhor é que os espetáculos são oferecidos gratuitamente para a população”, complementa.

 

A abertura do Goiânia em Cena acontece hoje (16), às 19h, no Teatro Goiânia Ouro com o espetáculo Plural, da Cia de Teatro Nu Escuro. A peça de 50 minutos tem a classificação de 10 anos. Logo em seguida, às 20h, artistas da área do teatro, da dança e do circo vão ser homenageados, em uma cerimônia de reconhecimento aos serviços prestados à sociedade goianiense.

 

No segundo dia (17), às 15h e às 17h, na antiga Estação Ferroviária (Museu Frei Confaloni), vai ter apresentação do Grupo de Teatro Arte & Fatos, com a peça Os Avessos.  Às 19h, o espetáculo Circo Magia e Estripulias, que tem classificação livre, vai ser exibido no Circo Laheto.

 

Nalini Cia de Dança apresenta Nega Lilu, na quarta-feira (18), às 20h, no Teatro Goiânia Ouro. O espetáculo é baseado no livro Sem Palavras de Larissa Mundim e Valentina Prado. Em Nega Lilu, a coreógrafa Valeska Vaishnavi propõe a materialização de estados emocionais que rondam a breve história romântica de Nega e Lilu. A classificação é 14 anos.

 

Na quinta-feira (19), o Circo Laheto vai ministrar atividade formativa das 9h às 12h, na sede do projeto. A oficina gratuita será de malabares, tecido acrobático, acrobacias de solo e cama elástica. No Centro Cultural da UFG, também acontece uma oficina de dança contemporânea com o Colectivo La Vitrina (Chile). As atividades são gratuitas e os interessados devem fazer as inscrições até terça (17) pelo link da bio: (@festivalgoianiaemcena). Às 20h, no Beco da Codorna, terá festa com a DJ Ingrid e a DJ Mastrella.

 

Sexta-feira (20), Débora Di Sá e banda apresentam Maria Grampinho (foto), às 20h, no Teatro Goiânia Ouro. O show traz ao espectador e, principalmente, à criança, o contato com personagens, lendas e tradições da Cidade de Goiás. Já no Centro Cultural da UFG, no mesmo horário vai ser exibido Contos de Cativeiro. O espetáculo narra a história de um preto velho muito simpático e sábio, que conduz o público para uma experiência ancestral, afro diaspórica rica em sabedorias.

 

Introdução à interpretação teatral: uma abordagem rítmica será a oficina ministrada por Abílio Carrascal, no sábado (21), no CCUFG, de 9h até às 12h. As inscrições podem ser feitas até o dia 17, por meio do @festivalgoianiaemcena.  No período da tarde (13h), no Jardim Botânico vão acontecer seis intervenções artísticas na Tenda Cultural Ocupa Gyn. Às 20h, no Teatro Goiânia, o público vai poder apreciar o espetáculo de dança Fluctuante, do Colectivo La Vitrina (Chile). E, às 21h, no Beco da Codorna a animação vai ser por conta do DJ Igor Zargov com Latinidades e Afrofuturismos.

 

O último dia (22) vai ser marcado pelo Ocupa Gyn, no Lago das Rosas. Vão ser oito intervenções artísticas de dança, teatro e circo. Logo às 16h, o Giro 8 Cia de Dança sobe ao palco do Teatro Goiânia para apresentar Cerrado Mundo Mágico.  O encerramento do Goiânia em Cena ocorre a partir das 18h, no Beco da Codorna com os shows de Cocada Coral e Terra Cabula. Além dos DJs Bruno Caveira e Gabi Matos.

 

Serviço

Assunto: 19º Goiânia em Cena

Quando: 16 a 22 de outubro

Horários: manhã, tarde e noite [confira a programação]

Locais: Teatro Goiânia Ouro, Circo Laheto, Teatro Goiânia, Jardim Botânico, Lago das Rosas e Beco da Codorna

Ingressos: (Gratuitos) pelo Sympla – retirar nas casas teatrais. A entrada é por ordem de chegada.

Mais informações: @festivalgoianiaemcena

 

Com: Amora Comunicação

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta