domingo, 14 de julho de 2024

GruLaPe faz passeio por ritmos variados

 

O Grupo do Laboratório de Percussão (GruLaPe) do Instituto Federal de Goiás (IFG) realiza nesta sexta-feira, 17 de novembro, concerto em comemoração aos seus 10 anos de criação. A apresentação ocorrerá às 18h30, no Teatro do IFG, que fica no Câmpus Goiânia. No concerto, o GruLaPe apresentará peças que já fazem parte do repertório do grupo ao longo de sua história e outras obras musicais inéditas.

 

O concerto será uma oportunidade para que as comunidades, externa e interna ao IFG, conheçam o trabalho do grupo com instrumentos de percussão. O GruLaPe integra professores da área de Música e mais estudantes do curso técnico integrado em Instrumento Musical e da Licenciatura em Música do Câmpus Goiânia do IFG.

 

O repertório do concerto contempla diferentes e ecléticas vertentes da percussão. O programa reúne peças já apresentadas pelo grupo (Fred no Frevo, Onze e Summon The Spirits), além de peças novas para o grupo (Radio Music, Song of Storms, Super Mario e Batucada Brasil) e outras estreias (Escarlat e Sinapses estelares: Netuno).

 

O repertório escolhido interage com vídeo-arte, videogame-arte e música eletroacústica (Radio music, Mario medley e Sinapses estelares: Netuno), trazendo uma interconexão e um diálogo necessário entre diferentes campos artísticos e abordagens estéticas. Os tambores e ritmos brasileiros também fazem parte do repertório do concerto (Fred no Frevo e Batucada Brasil), assim como os tambores japoneses (Summon the Spirits).

 

Sobre o GruLaPe

O grupo nasceu a partir do Laboratório de Percussão, criado em agosto de 2013, como meio de aplicação prática dos estudos de percussão no IFG, sob a coordenação do professor da área de Música do Câmpus Goiânia, Ronan Gil. O GruLaPe tem por objetivo difundir o repertório dos séculos XX e XXI próprio para grupo de percussão, assim como um repertório do passado que sempre inovou e revolucionou estéticas, comportamentos, meios expressivos, fazeres, pensares e sociedades.

 

O grupo interpreta repertórios históricos e também outros a serem criados, tanto nacional quanto internacional, buscando o aprimoramento artístico, musical, técnico e qualitativo de seus integrantes. O GruLaPe também é um ponto de encontro e de convívio entre estudantes do curso técnico integrado em Instrumento Musical e da licenciatura em Música, possibilitando a troca de experiências, de vivências e de conhecimentos de maneira recíproca.

 

Serviço

Concerto: GruLaPe10 anos depois…

Local: Teatro do IFG, no Câmpus Goiânia (Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia-GO)

Data: 17 de novembro de 2023 (sexta-feira)

Horário: 18h30

Direção artística: Ronan Gil e Vinícius Batista

Entrada gratuita

Mais informações no siteifg.edu.br/goiania

 

 

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta