sábado, 18 de maio de 2024

Incentivo à leitura e à escrita é foco de festival

Apresentação de teatro marcou o lançamento do Festival Literário da Interamérica, Flin-2024, que terá série de eventos e atividades literárias ao longo do ano

 

A apresentação da peça Como Surgiram os Vaga-Lumes, uma adaptação da obra de Stela Barbieri e Fernando Vilela, marcou o lançamento do Festival Literário da Interamérica – o Flin 2024. A peça foi encenada pelos professores do Núcleo de Artes da escola, e as crianças da educação infantil e do ensino fundamental I puderam acompanhar as várias sessões que aconteceram ao longo do dia, que foi dedicado ao teatro, à alegria e ao encantamento proporcionados pela literatura.

 

Mariana Junqueira Rodrigues, de 9 anos, aluna do 4º ano, ficou fascinada com o espetáculo. “Adorei a estrela encontrando os animais, o elefante chorão, a estrelinha caindo na terra… foi tudo muito legal!”, contou a aluna, que já está animada para participar do evento: “Não vejo a hora de escrever os textos para a premiação, adoro quando saem os resultados”, completou Mariana.

 

O Festival Literário da Interamérica é uma celebração da arte literária, que se manifesta ao longo de todo o ano por meio de uma série de eventos realizados na escola, a partir do mês de abril. O objetivo é nobre: formar novos leitores e novos escritores. “Juntos, alimentamos o hábito e o prazer pela leitura e pela escrita”, comemora Gyselle Bessa, diretora pedagógica da escola.

 

 

Com uma biblioteca itinerante e uma curadoria de excelência, a escola oferece aos alunos, familiares e toda a comunidade escolar um acervo de qualidade com o que há de melhor no mercado literário – autores premiados, contemporâneos, clássicos, livros com materialidades diversas e inovadoras. “Acreditamos que é no brincar que as crianças se nutrem de liberdade, memórias e imaginários que as fazem se sentir seguras ao iniciar sua dança gestual com a leitura e a escrita”, explica Vera Lobo, conselheira escolar da Interamérica.

 

O festival possui uma diversidade intencional de autores e ilustradores homenageados, que juntos formarão um belo banquete literário à luz de vaga-lumes. “É uma oportunidade para apreciarmos a literatura em suas diversas manifestações: narrativa, teatral, poética, dançante e musical”, conclui Vera.

 

Programação

No lançamento do Flin 2024 foram apresentadas as atividades a serem realizadas ao longo de todo ano dentro do festival:

Pé de livro: livros pendurados nas árvores da escola para leitura livre.

Senta que lá vem história: sessões de contação de histórias ao longo do dia, embaixo da sombra das árvores no quintal da escola.

Lanterna mágica: sessões de curtas que abarcam a sétima arte.

Bate-papo com autor e ilustrador: entrevistas com artistas literários convidados feitas pelas crianças.

Biblioteca sobre rodas: visita do carrinho da biblioteca em diferentes lugares da escola, ofertando leitura, livros e viagens literárias em ambientes variados.

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta