quinta-feira, 25 de abril de 2024

Jardinagem emocionante… e perigosa!

 

Cansado de exercer o hobby da jardinagem convencionalmente, um botânico do Reino Unido chamado Daniel Emlyn Jones decidiu cultivar na sala de casa a mais perigosa espécie de planta de todo o mundo. É a Dendrocnide moroides, que tem outros dois nomes: gympie-gympie ou gympie-ferrão.

 

“Sempre gostei de plantas, mas estava um pouco entediado com os gerânios”, disse o botânico excêntrico ao jornal Metro UK. Na natureza, a gympie-gympie é encontrada no leste da Austrália e na Malásia. A fama de ser uma das plantas mais perigosas do mundo começou nos anos 1860, mas antes disso já era temida pelos nativos aborígenes.

 

Mesmo que não seja mortal, o contato desprotegido com a planta provoca uma dor intensa e duradoura. Isso porque a gympie-gympie é recoberta por tricomas. São tipos de pelos finos e pontiagudos, que formam uma penugem, e estão recobertos por uma potente toxina que cobre densamente as folhas, caules e frutos.

 

O problema é que além de perigosa, a planta é traiçoeira. A impressão é que a planta tem uma textura macia e felpuda, convidativa ao toque, mas é exatamente o contrário. Mesmo o menor toque em uma folha de D. moroides pode causar dor intensa e ardente que é sentida imediatamente. Depois se intensifica, atingindo um pico após 20 a 30 minutos. E tem mais: os pelos podem permanecer na pele por até seis meses, com picadas recorrentes se a pele for pressionada com força ou lavada com água quente ou fria.

 

 

Ele comprou as sementes pela internet – não se sabe se de forma legal ou não – de uma empresa na Austrália, e pagou por elas cerca de sessenta dólares australianos – o que equivale a R$ 193 reais. “Não foi barato”, afirmou. E seguiu aconselhando quem se prontificar a fazer loucura semelhante: “Você pode obter as sementes na internet, mas tem que ter cuidado para não espalhá-las para fora de uma área restrita. As minhas mudas são mantidas em vasos dentro da minha sala para que mais ninguém corra riscos”.

 

Para evitar que pessoas desavisadas toquem na planta realmente perigosa, Jones cultiva quatro mudas dentro de uma gaiola, com um aviso de perigo. Quando precisa tocá-las vegetais, usa uma grossa luva.

 

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta