segunda-feira, 17 de junho de 2024

Josephina’s, um festival com receitas centenárias

 

 

Uma mistura de sabores carregados de tradição compõe o II Festival V Comida de Tradição do Vale Serra da Mesa, o Josephina’s, em Niquelândia, interior de Goiás, desta quinta-feira, 8 até sábado, dia 10, na Praça da Matriz São José, centro histórico da cidade.  Josephina’s era o nome dado às mulheres de São José do Tocantins, antiga denominação de Niquelândia. Delas vieram as receitas que se tornaram tradição e passam de geração em geração.

 

Farofa de frango da Romaria do Moquém, grelhadinho quebra jejum, pururuca cabocla, carne de lata na pamonha, coxinha caipira, galinhada goiana, paçoca de senzala, pão de queijo de corte com linguiça da roça, burger de peixe da serra, doces, tortas, lanches, sorvetes e queijo derivado do baru são alguns dos pratos que vão aguçar o paladar dos comensais. Biscoito fervido, quebrador em flor, pelo de santo e outras quitandas, receitas de mais de duzentos anos, completam o Josephinas’s.

 

Empreendedores da culinária local se juntaram ao chef de cozinha Gilmar Borges para apresentar um cardápio recheado de tradição e de inovação, com mais de 40 itens.  No palco, segue uma programação musical com artistas da cidade e apresentações culturais cheias de simbologia do povo niquelandense.

 

 

Com estrutura de quiosques montados em paletes, o Festival Josephina’s agrega 14 estabelecimentos do setor de alimentação fora de casa, duas cooperativas da agricultura familiar e empresas relacionadas a outros negócios, com prestação de serviços como o turismo. No total são 25 espaços para comercialização e exposição de produtos.

 

O Festival Gastronômico Josephina’s , que teve a sua primeira edição em 2019, e foi interrompido no período da pandemia, agora está de volta para beneficiar os negócios e trazer entretenimento para a comunidade.

 

 

O II Festival V Comida de Tradição do Vale Serra da Mesa, é uma iniciativa da ACIN – Associação Comercial e Industrial de Niquelândia, com o apoio de parceiros como a Prefeitura Municipal de Niquelândia, Sebrae, Sicoob, Anglo América, Vale do Níquel e Smart.

 

Fernanda Melo, presidente da ACIN, ressalta tratar-se de um evento da família, que abre oportunidade para os talentos locais da música, das artes, das tradições culturais, do artesanato e da culinária.  “O Festival evidencia o turismo e faz girar a economia. Alcançou grandes ganhos e se mostra com exuberância no roteiro dos festivais gastronômicos do Estado de Goiás, um orgulho para os niquelandenses”, conclui.

 

Serviços:

Evento: JOSEPHINA’S -comida de Tradição, II Festival Gastronômico do Vale Serra da Mesa, Niquelândia – GO.

Data: De 8 a 10 de setembro.

Horário: Dias 8 e 9, quinta e sexta feira, a partir das 18 horas. Dia 10, sábado a partir das 11 horas.

Local: Praça da Matriz de São José – Centro Histórico- Niquelândia GO

 

Com: Sonea Stival

Fotos: Lindomar Faustino

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

1 comentários em "Josephina’s, um festival com receitas centenárias"

Deixe uma resposta