quinta-feira, 18 de julho de 2024

Maria Eugênia e Carlos Brandão no MPB em Série

O projeto MPB em Série é uma criação da cantora Maria Eugênia. A ideia é que a conhecida cantora brasileira convide outro artista (cantora, cantor, compositora, compositor) para um show, uma noite de divisão de palco e divisão de carreira e história artística/musical. Na sua segunda edição, com apoio da Lei Goyazes e de diversos patrocinadores (ver ficha técnica), Maria Eugênia já dividiu palco com nomes como Cláudia Vieira, TomChris, Pádua, João Caetano e mais recentemente, num reencontro de duas cantoras da mesma geração, Eugênia e Nila Branco. Foi uma emoção só. 

 

Fechando essa primeira etapa da segunda edição do MPB em Série (sim, ainda esse ano serão mais três convidados), Maria Eugênia convidou o conhecido compositor e agitador cultual Carlos Brandão. Brandão, que não gosta de ser chamado de cantor, tem quase 300 músicas gravadas por artistas diversos, de Goiás, Minas, Rio de Janeiro, São Paulo e até mesmo de outros países como França e Bélgica. Segundo o guitarrista e produtor musical Luiz Chaffin, Brandão tem um jeito de cantar “falando”, o que confere mais interpretação ao trabalho.

 

Maria Eugênia dispensa apresentações. É uma das mais importantes e conhecidas cantoras brasileiras. Seu primeiro disco (que levou seu nome) veio em 1992. Seguiram-se diversos outros álbuns e participações em trabalhos de outros artistas. Sua mais importante turnê internacional foi em 1999, no projeto “Solo Brasil”, com o espetáculo “Uma Viagem Através da Música do Brasil”. Esse trabalho foi mostrado pelas Américas Central e do Sul, em países como Venezuela, México, Cuba, Jamaica, Bahamas, Argentina, Uruguai e Paraguai. Na Europa, apresentou-se na Expo Hannover (Alemanha).  

 

Maria Eugênia é uma das vozes mais expressivas de Goiás, com uma trajetória de mais de 30 anos. Tem dezenas de CDs e DVDs lançados e participação de em vários projetos musicais. Interpretando a canção Companheiro (Naire/Tibério Gaspar), foi tema de abertura da novela Araguaia, da Rede Globo. Ainda na Globo, participou de programas como Som Brasil, em homenagem a Chico Buarque, onde cantou duas canções, ao lado de nomes como Miúcha, Cauby Peixoto e Bibi Ferreira. 

 

Esse MPB em série, segunda temporada, vai mostrar canções com letras de Carlos Brandão, gravadas por Maria Eugênia e pelo próprio Brandão, que tem o CD “Cai pro pau, gordin mané”, e o DVD “Amostra Grátis”, em seu currículo. “Teremos algumas surpresas que a gente definiu juntos”, avisa Eugênia. “Como não sou cantor, não sou artista de palco, vou tentar atrapalhar o mínimo possível”, brinca Brandão. Eugênia encerra a conversa dizendo que Brandão tem por hábito lançar jovens artistas no mercado. Meu primeiro show, com 17/18 anos, foi a convite dele”.

 

A banda que acompanha os dois artistas é formada por Luiz Chaffin (violões, guitarras e direção musical; Front Jr (violões e guitarras); e Edilson Morais (percussão).

 

Serviço

Show: MPB em Série

Atrações: Maria Eugênia e Carlos Brandão

Local: teatro do Centro Cultural da UFG 

Endereço: Praça Universitária

Dias: 24 e 25 de agosto (quinta e sexta-feira)

Horário: 20h

Ingressos: entrada franca. Os convites podem ser reservados no site da Sympla (sympla.com.br)

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta