segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Motivos não faltam para a inflação do cafezinho

 

Desde o começo do ano, o café – seja ele com ou sem açúcar – já conta com uma inflação de 35% no mundo todo e a expectativa é que esse valor continue subindo até pelo menos 2025. Nos próximos dois meses, a alta deve ser de 10% a 15%.

 

Com participação de 2/3 da produção total mundial, a variedade mais famosa do café, a arábica, subiu cerca de 40% desde janeiro e chegou ao maior valor nos últimos 13 anos.

 

Sim, nós temos culpa nisso. O Brasil é o maior produtor de café do mundo, e o fato de estarmos passando pela pior seca em décadas está prejudicando as plantações e resultando em menos café para ser vendido — para cá e para fora.

 

Além do clima no Brasil, o Vietnã, o segundo maior produtor de café, também está enfrentando problemas na produção, o que ajuda a diminuir a oferta global e pressionar os preços no mercado internacional.

 

No final das contas… Grandes marcas e cafeterias pelo mundo já aumentaram seus preços. Até porque, para piorar, o setor enfrenta problemas logísticos, como a falta de contêineres e congestionamento em portos.

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta