quinta-feira, 18 de julho de 2024

Multiletramento é foco em curso de férias

Educador português José Pacheco, mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, em Portugal. Fundador da Escola da Ponte, referência mundial em inovação e participante ativo no MEC (Ministério da Educação)

 

A educação socioemocional faz parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é um processo de ensino e aprendizagem com foco na aquisição de conhecimentos que vão para além do aspecto cognitivo. O propósito fundamental é possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências que ajudem crianças e jovens a gerenciarem seus próprios comportamentos e emoções, a construir relacionamentos interpessoais respeitosos e saudáveis, com amabilidade, resiliência e abertura para o novo

 

As competências socioemocionais são imprescindíveis para que o estudante possa contribuir para o avanço da sociedade e do mercado de trabalho e se encaixam no conceito de multiletramento. Esta abordagem visa explorar os múltiplos modos de expressão, a diversidade cultural e a linguística para garantir uma formação de excelência aos alunos. E foi com base neste novo conceito que o Centro de Formação da Escola Interamérica desenvolveu o Curso de Férias deste ano com o tema “Aprendizagem por experiência. A hora e a vez dos multiletramentos”.

 

O curso vai acontecer entre os dias 2 e 4 de julho, na Escola Interamérica, unidade Bueno, das 8h às 18h. O público-alvo são profissionais da educação como professores, auxiliares, coordenadores e diretores de escolas, além de estudantes de Pedagogia. A grade terá carga horária de 30 horas com certificado digital de conclusão. As aulas serão ministradas por uma equipe de profissionais que fazem parte do processo de formação continuada, validado há mais de 25 anos pela Escola Interamérica.

 

“O multiletramento é um conceito bastante relevante para profissionais da educação em busca de atualização e novas formas de estimular o aprendizado dos alunos”, explica Flaviane Montes, gestora do Centro de Estudos e Pesquisa da Escola Interamérica (CentroEPI). “Além do mais, essa abordagem busca tornar os processos de ensino-aprendizagem mais inclusivos e múltiplos, com ferramentas e técnicas que possibilitam o professor a ter um olhar mais cuidadoso para o aluno”, reforça ela.

 

A abertura do curso está prevista para às 8 horas do dia 2 de julho e terá a participação de um palestrante internacional: o renomado educador português José Pacheco, mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, em Portugal. Fundador da Escola da Ponte, referência mundial em inovação e participante ativo no MEC (Ministério da Educação) quando integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica, José Pacheco é o coordenador pedagógico da EcoHabitare Projetos, empresa social que visa promover uma educação conectada com necessidades sociais do Século XXI.

 

Autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática, José Pacheco vai falar sobre as “Novas Construções Sociais de Aprendizagem”. A palestra de abertura será feita de forma virtual e será exclusiva aos participantes do Curso de Férias. As inscrições podem ser feitas na página do Instagram (@interamerica.centroepi). Basta acessar o link na bio.

 

Sobre o curso

Educação empática: o socioemocional e suas aprendizagens-chave – O curso abordará as bases da proposta do processo de desenvolvimento socioemocional implementado pela escola, proporcionando aos participantes vivências e reflexões coletivas sobre os aspectos sociais e emocionais que contribuem para uma formação integral e humanizada. Além das experiências práticas de sala de aula como Rodas Reflexivas e Assembleias, as discussões ainda serão conduzidas nos parâmetros da Filosofia e das Ciências Sociais.

Formadores: Thais de Lucena e João Paulo Carvalho

 

Serviço:

Curso de férias para profissionais da educação

Data: de 2 a 4 de julho, das 8h às 18h

Local: Escola Interamérica, Unidade Bueno, Rua T-30, Nº 2.455.

Inscrição: Instagram @interamerica.centroepi, link na bio.

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta