segunda-feira, 17 de junho de 2024

Na santa semana, peixe para todos os paladares

 

A tradição de comer peixe na Semana Santa faz parte da rotina de várias famílias brasileiras. Por isso, quem quiser almoçar ou jantar fora, na Sexta-feira da Paixão, Sábado de Aleluia ou Domingo de Páscoa, a 5ª Goiânia Restaurant Week conta com vários restaurantes que vão servir menus com peixes nestas datas. São diversas opções e preparos. Como essas são datas concorridas, é importante verificar junto aos restaurantes se é necessário fazer reserva.

 

Comer bacalhau na Sexta-Feira Santa é uma tradição herdada dos colonizadores portugueses. Por isso, a Casa Portuguesa não poderia deixar de contar com essa opção no menu. Carlos Lopes, gerente do restaurante, diz que está com uma boa expectativa de público para a próxima sexta-feira, mesmo sendo um feriado prolongado, quando muita gente aproveita para viajar.

 

No almoço de sexta-feira, o restaurante serve dois pratos principais à base de bacalhau: o roupa velha, bacalhau em lasca com cebola, ovos mexidos, batata, finalizado com brócolis e azeitonas pretas; e o bacalhau do chef, posta de bacalhau, com tomate coquetel, finalizado com molho sugo e polenta cremosa. Para completar a entrada toast de sardinha, torrada de pão da casa com ervas finas, molho tártaro, tomate Italiano confitado, sardinha marinada com cebolinha, finalizando com fio de azeite.

 

O Sax Coffee & More – que vai servir almoço sexta, sábado e domingo; e jantar, sexta e sábado – conta como prato principal o pirarucu amazônico ao dendê nordestino, pirarucu grelhado com moqueca de banana da terra e farofa crocante de dendê. Já o restaurante Sax Coffee & More Promenade, oferece o prato no menu, mas só na hora do almoço, sexta-feira, sábado e domingo.

 

O L’Étoile D’Argent vai servir menus com peixe no almoço e jantar, sexta-feira, sábado e domingo. A opção de prato principal para o almoço é o filé de tilápia grelhado, regado com molho dijonnaise e alcaparras, acompanhado de couscous marroquino com legumes. No jantar, o restaurante conta com a entrada dueto de croquete – bacalhau e salmão com camarão, acompanhado de aioli de sriracha –, e o prato principal pirarucu grelhado na parrilla, regado com molho dijonnaise e alcaparras, acompanhado de couscous marroquino com legumes.

 

O Zimbro Cocktails & Co. serve o menu da 5ª Goiânia Restaurant Week no almoço de sexta, sábado e domingo. A opção de peixe do restaurante é a moqueca de pirarucu com camarõezinhos, arroz, tartare de banana da terra defumado e farofa cítrica de coco, como prato principal. O Madalena Gastrobar vai servir almoço e jantar na sexta-feira. No almoço a opção é o arroz caldoso de moqueca de pirarucu, acompanhado de requeijão de leite de coco e manjericão frito. No jantar, salmão grelhado, servido com mousseline de batata baroa e vinagrete de laranja com castanha do Pará.

 

O Deck Mambo serve o menu da 5ª Goiânia no almoço e jantar de sábado e domingo. No almoço, a opção é o salmão com spaghetti ao Brie, salmão selado na manteiga e finalizado no forno, servido com aspargos com molho de limão, spaghetti ao molho de brie. No jantar, a entrada é pastel de ceviche – massa de pastel frita, servida com ceviche de tilápia, temperado com leite de tigre, picles de cebola roxa, concassé de tomate e folhas de coentro – e o prato principal é o salmão selado na manteiga e finalizado no forno, servido com aspargos com molho de limão e spaghetti ao molho de Brie.

 

Três restaurantes vão servir apenas almoço na sexta-feira. A Casa Baru conta com a caldeirada de pirarucu com frutos do mar, acompanhado de arroz branco, farofa de cebola e mix de folhas e tomate cereja. O Antonieta Restaurant Lounge Bar serve a entrada croquetes de peixe e o prato principal peixe purê de batata baroa e ervilha; e o restaurante Las Nenas, o peixe empanado, risoto de moqueca de camarão e vinagrete de pupunha.

 

Somente no jantar

 

Dois restaurantes vão servir peixe no jantar sexta, sábado e domingo. O Juá Restaurante conta no menu com o peixe do dia com escamas de banana, veloutée de vatapá, farofa de dendê com camarão seco, vinagrete com chicória e tempurá de pimenta de cheiro. O Piry Cozinha Nordestina serve o prato principal pintado crocante, filé de pintado em crosta de castanha-de-caju com farinha de mandioca, acompanhado de tabule de arroz cateto e pesto de coentro.

 

O Hattori Sabores do Japão vai servir jantar sexta e sábado. Para a entrada, a opção é chips de salmão – chips de batata doce cobertos de salmão cream, com cobertura de crispy e geleia de pimenta –, e para o prato principal o combinado variado de sushis com 19 peças, que contam com peixes variados, como salmão, tilápia e anchova.

 

O Biere du Parc serve jantar na sexta-feira, com a opção de entrada bolinho de aipim com camarão e o prato principal pirarucu ao purê de banana da terra e molho pesto. O Itadaku Sushi Fusion serve jantar no domingo. As opções com peixe são a entrada brisa de barriga de salmão – lâminas de barriga de salmão com fio de limão, flor de sal, azeite trufado, raspas de siciliano e brotos para finalizar – e prato principal o combinado tradicional de sushis com 15 peças especiais de salmão.

 

  1. Antonieta Restaurant Lounge Bar – @antonietarestaurant
  2. Biere du Parc – @biereduparc
  3. Casa Baru – @casabaru.go
  4. Casa Portuguesa Empório e Restaurante – @casaportuguesa.go
  5. Deck Mambo – @deckmambo
  6. Hattori Sabores do Japão – @hattorirestaurante
  7. Itadaku Sushi Fusion – @itadakusushi
  8. Juá – @restaurantejua
  9. L’Etoile D’Argent – @letoile.dargent
  10. Las Nenas Bistrô – @lasnenasrestaurante
  11. Madalena Gastrobar – @madalenagastrobar
  12. Piry Bar e Restaurante – @pirybarerestaurante
  13. Sax Coffee & More Promenade – @sax_coffee
  14. Sax Coffee & More – @sax_coffee
  15. Zimbro Cocktail & Co – @zimbrobar

 

Foto: Prato do Piry Bar e Restaurante

Com: Palavra Comunicação

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta