segunda-feira, 17 de junho de 2024

Novas edições das Cavalhadas

 

O calendário cultural de Goiás será movimentado neste setembro com a realização das tradicionais cavalhadas em Pilar de Goiás e Corumbá de Goiás. Na primeira, os festejos serão nos dias 9 e 10, no Estádio Municipal Homero Macedo Gomes. Já em Corumbá de Goiás, a festa ocorre entre os dias 9 e 11, no Campo das Cavalhadas Rei Hastimphilo.

 

As Cavalhadas de Pilar de Goiás têm 127 anos de história e integram a Festa da Padroeira Nossa Senhora do Pilar, que é comemorada na primeira quinzena de setembro. A programação tem início às 5 horas da manhã com uma missa na Igreja Matriz da cidade. Em seguida, os cavaleiros percorrem as principais ruas da cidade ao som da bandinha imperial e do repique dos sinos. Durante a festa, acontece ainda a Corrida do Encamisado, o desfile da princesa Floripa e a tradicional batalha entre mouros e cristãos.

 

Já em Corumbá de Goiás, as Cavalhadas acontecem durante a festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira da cidade. As apresentações ocorrem ao som da Banda 13 de maio, uma das mais antigas do Estado. Segundo historiadores, há relatos de que as Cavalhadas começaram a ser realizadas na cidade em 1752, durante a festa do Divino Espírito Santo.

 

A batalha entre mouros e cristãos foi encenada de maneira esporádica na cidade por cerca de 200 anos até 1980, quando passaram a ser realizadas, anualmente, na festa da padroeira. Um dos diferenciais da festa em Corumbá de Goiás é a grande participação de mulheres no grupo dos mascarados. Em 2019, último ano da encenação presencial, elas representaram metade do total de 660 mascarados inscritos.

 

Fonte: Secretaria de Estado de Cultura

Foto Léo Iran

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta