quarta-feira, 13 de novembro de 2024

O agronegócio é o Brasil que dá certo

 

Luis Alberto Pereira — Hoje gostaria de falar do Brasil que dá certo. Do Brasil construído em Goiás e que só dá alegria aos brasileiros.  Falar do agronegócio nacional, que alimenta mais de um bilhão de pessoas no planeta.

 

Enquanto muitos só lamentam, o setor primário brasileiro trabalha e produz de segunda a domingo para manter o Brasil de pé. Trabalha para posicionar, de maneira estratégica, o Brasil entre as grandes nações no competitivo cenário internacional, inclusive geopolítico.

 

Os números falam melhor do que as palavras. O agronegócio brasileiro é, de longe, o maior exportador mundial de soja, açúcar, carne bovina, milho, carne de frango, suco de laranja, celulose e fumo. O setor representa um terço do PIB e igual número na geração de emprego.

 

Para se ter ideia da grandeza do setor, basta citar que o agronegócio exporta $2,3 bilhões por dia ou 1,6 milhão de reais por minuto.

 

A TECNOSHOW COMIGO, é a expressão desta grandeza gerada com o emprego de muita tecnologia de ponta e trabalho do produtor rural.

 

Basta olhar para o pátio de exposição da TECNOSHOW COMIGO para observarmos os milhares de maquinários, equipamentos de agropecuária digital, palestras e apresentações de modelos de produção com a finalidade fazer uma agropecuária de precisão e de forma sustentável.

 

Parabéns, TECNOSHOW COMIGO, pois vocês são responsáveis por construir o Brasil que dá certo.

 

 

É muito importante ressaltar, também, a íntima sintonia do nosso sistema cooperativo de crédito com o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. No Plano Safra 2023-2024, o Sicredi e o Sicoob disponibilizaram 112 bilhões de reais para o setor. São números que consolidam e reforçam a afinidade do cooperativismo com o agronegócio.

 

Também é importante ressaltar o novo ator que passou atuar de forma decisiva para romper o gargalo de infraestrutura de transporte em Goiás e no Centro-Oeste. Estou falando da Ferrovia Norte-Sul, sonho que demorou mais de três décadas para entrar nos trilhos.

 

Hoje, em plena operação, a Rumo já conseguiu redefinir a diversificação do modal de transporte terrestre em nossa região. Os avanços de competitividade entre a lavoura e o porto já são percebidos pelo produtor rural. O transporte ferroviário significa muita prosperidade para Goiás e o Brasil.

 

 

Por fim, precisamos acabar com a ideia de que o agronegócio é um inimigo do meio ambiente. Ao contrário. No Brasil que dá certo, o setor primário brasileiro é o primeiro a destacar as práticas de produção sustentável desde a preparação ao solo à colheita, desde o manejo do pasto ao abate.

 

O emprego de energia limpa rumo à sustentabilidade na produção de alimentos é outro fato. Neste sentido, Goiás ocupa a extraordinária posição de quinto lugar no Brasil na produção de bioeletricidade.

 

São enormes as possibilidades de futuro no segmento de energia solar. Estamos na sétima posição no ranking nacional, mas, em breve período, faremos toda a diferença entre os Estados brasileiros que integram o chamado “Cinturão do Sol”.

 

TECNOSHOW COMIGO, receba a admiração e os cumprimentos do Sistema OCB/ GO e sistema OCB Nacional por que vocês fazem o Brasil dar certo.

 

Post: discurso do engenheiro civil Luis Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO, proferido durante a abertura da Tecnoshow Comigo

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta