segunda-feira, 17 de junho de 2024

O banimento do brilho

 

Os bloquinhos europeus vão precisar se reinventar. Isso porque a União Europeia aprovou a proibição definitiva da venda de tudo o que contem glitterE o banimento não foi apenas do glitter, mas de todos os produtos feitos a partir de microplásticos em todos os países do bloco.

 

A medida do Pacto Ecológico Europeu vai atingir empresas de cosméticos, materiais de construção, fertilizantes, medicamentos e instalações industriais. Mas o que são os microplásticos? Como o nome já diz, são pequenas partículas de plástico que medem menos de cinco milímetros de diâmetro.

 

Motivo: O material não se degrada e isso significa que uma vez que está no ar, água ou solo, ele simplesmente não pode ser extinto do planeta. Só para ter noção, a ONU estima que existam mais microplásticos nos mares do que estrelas na galáxia.

 

O impacto ambiental que isso causa pode ser enorme. Só na Europa, 42 mil toneladas desses pedacinhos de plásticos são liberados todos os anos. A restrição serve para produtos europeus e importados, e alguns cosméticos específicos terão de 4 a 12 anos para adaptação — mas o glitter já está proibido. Será que a moda pega?

 

Com: The News

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta