O fígado reclamou? Aposte no gengibre!
O gengibre é muito conhecido pelos seus benefícios nutricionais, que incluem importantes vitaminas, minerais e antioxidantes para a saúde, e por isso é recomendado consumir essa raiz regularmente. Muito consumido como chá, o gengibre também aparece em muitas receitas deliciosas com o seu sabor marcante e picante.
O que muita gente não sabe é que ele é muito usado em dieta para desintoxicar o fígado. Isso porque o gengibre é rico em substâncias com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam na digestão dos alimentos e melhoram a limpeza do organismo, combatem a azia e ajudam a prevenir náuseas.
De acordo com o Medline Plus, a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, o “fígado é o maior órgão do corpo e ajuda a digerir os alimentos, armazenar energia e eliminar toxinas”. Entenda de que forma o gengibre é um bom antídoto para quem tem fígado gorduroso.
Entenda o que é um fígado gorduroso e quais são os sintomas: a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), a que não está ligada ao consumo de álcool, pode ser de dois tipos:
Fígado gordo simples. Há gordura no órgão, mas pouca ou nenhuma inflamação ou dano às células. Normalmente não costuma causar muitas complicações ao fígado.
Esteatose hepática não alcoólica. Há inflamação e danos às células do fígado e à gordura. Pode causar fibrose ou cicatrizes no órgão, bem como cirrose ou câncer.