segunda-feira, 17 de junho de 2024

O gênio da geração 80

 

O Centro Cultural UFG presta homenagem ao notório artista Angelo Venosa, considerado um dos mais importantes escultores contemporâneos do Brasil, falecido nesta semana. O escultor está presente no acervo do CCUFG por meio de uma conhecida escultura, adquirida por premiação no concurso Marcantonio Vilaça da Funarte, em 2015, juntamente com obras de Daniel Senise, Leda Catunda e Cristina Canale, artistas que fizeram parte da exposição “Como Vai Você Geração 80”, no Parque Lage, Rio de Janeiro.

 

Peças de Angelo Venosa compõem a coleção das mais importantes instituições de arte nacionais e estrangeiras, como por exemplo o Museo Reina Sofia, em Madri. Neste evento estará exposta a escultura do acervo do CCUFG e haverá transmissão de vídeos sobre o artista, além de palestra do professor doutor da FAV, Aguinaldo Coelho sobre o artista e sua obra. Numerosas instituições estão homenageando Angelo Venosa. (Escultura em acrílico, sem título, acervo CCUFG – doação do Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça).

 

 

Serviço

Local – Centro Cultural UFG

Período de visitação pública – 28 a 31 de outubro de 2022

Horário de visitação – das 9h às 17h

 

 

Quem é ele

Angelo Augusto Venosa (1954-2022) foi um escultor brasileiro natural de São Paulo de ascendência italiana. Um dos raros escultores egressos da chamada Geração 80, participou de edições da Bienal Internacional de São Paulo, da Bienal de Veneza e da Bienal do Mercosul, sendo considerado um dos escultores mais importantes do Brasil.

 

Hoje o artista conta com várias esculturas públicas instaladas no país: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Jardins); Museu de Arte Moderna de São Paulo (Jardim do Ibirapuera); Pinacoteca de São Paulo (Jardim da Luz); Praia de Copacabana / Leme, no Rio de Janeiro; Santana do Livramento, Rio Grande do Sul; Parque José Ermírio de Moraes, em Curitiba e Museu do Açude no Rio de Janeiro; Centro Cultural UFG, em Goiânia.

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta