quarta-feira, 17 de julho de 2024

O macabro Clube dos 27

 

Hoje faz exatamente um ano da morte do cantor de sertanejo universitário Leandro Antônio Breda, que fazia par com Andres. Ele era de Rio Claro, interior de São Paulo, e teve um choque hipovolêmico – quando o coração deixa de bombear sangue para o corpo – em função de uma dengue hemorrágica.

Por causa da idade que tinha quando morreu, Breda entrou para a lista do macabro Clube dos 27, composto por um número anormal de artistas que morrem, geralmente de forma trágica, aos 27 anos. A maioria, como a cantora britânica Amy Winehouse, pelo consumo de bebidas alcoólicas associado ao uso de drogas. Mas há também quantidade alta de suicídios, enforcamentos, homicídios, acidentes de carro e até afogamento.

Outro brasileiro que entrou para o Clube dos 27, em 1973, foi o cantor de música Brega Evaldo Braga, que morreu por causa de um trágico acidente de carro, saindo de um show em Belo Horizonte. Ele nasceu em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro e era conhecido como o ídolo negro.

A lista é grande (abaixo, só os mais conhecidos) e inclui artistas do mundo inteiro. Charles R. Cross, biógrafo de Cobain, disse que, embora morram pessoas em qualquer idade, o pico dos que se foram aos 27 anos é anormal.

Em abril do ano passado, uma organização de conscientização sobre saúde mental, a Over The Bridge, com sede no Canadá, usou inteligência artificial para criar músicas inspiradas nas discografias de Amy, Cobain, Hendrix e Morrison. O resultado foi um álbum batizado de Lost Tapes of the 27 Club, ou As Fitas Perdidas do Clube 27. Uma das canções pode ser ouvida no endereço abaixo.

 

https://mustangnews-net.translate.goog/the-lost-tapes-of-the-27-club-a-project-on-what-couldve-been/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc

 

 

Os mais famosos da lista

  1. Brian Jones, membro-fundador do Rolling Stones, afogou-se numa piscina.
  2. Jimi Hendrix, guitarrista, asfixiou-se com o próprio vômito após combinar vinho com pílulas para dormir.
  3. Janis Joplin, cantora, overdose de heroína e álcool.
  4. Jim Morrison, vocalista da banda The Doors, teve causa-morte listada como “insuficiência cardíaca”, mas não houve necropsia.
  5. Jean-Michel Basquiat, pintor e fundador da banda Gray, morreu de overdose.
  6. Kurt Cobain, da banda Nirvana: atestado de óbito indicou suicídio com arma de foto.
  7. Amy Winehouse, cantora, intoxicação alcoólica.
  8. Jacob Miller, vocalista do Inner Circle: acidente automobilístico.
  9. Wallace Yohn, organista do Chase: acidente aéreo.
  10. Pete Ham, tecladista do Badfinger: suicídio por enforcamento.

 

Foto Amy: Plataforma Mídia

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta