quinta-feira, 18 de julho de 2024

O modernismo vienense na arquitetura e seu impacto no Brasil

 

A Vila Cultural Cora Coralina, unidade do Governo de Goiás gerida pela Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e as Embaixadas da Áustria e Turquia, recebe, entre os dias 2 de agosto e 1º de setembro, a exposição “O modernismo vienense na arquitetura e seu impacto no Brasil”. Com entrada gratuita, a mostra aborda a carreira dos arquitetos Clemens Holzmeister e Otto Wagner e suas relações com o Brasil.

 

A abertura da exposição será no dia 2 de agosto, às 16h, e contará com a presença do embaixador da Áustria, Stefan Scholz; do conselheiro da Embaixada da Turquia, Ömer M. Yazgan, e da reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima. Na ocasião, os arquitetos Golmar Kempinger-Khatibi, presencialmente, e Andreas Nierhaus, virtualmente, realizam palestras sobre o arquiteto Otto Wagner.

 

Depois, serão abordados os trabalhos de Clemens Holzmeister, com a participação online de Markus Kristan, da professora Dra. T. Elvan Tan e o neto do arquiteto Clemens Holzmeister, Christian Holzmeister. A abertura contará ainda com a participação presencial de Angelina Kratschanova, que abordará as possibilidades de programas de intercâmbio de estudo e pesquisa como Erasmus+ e Horizon Europe para estudantes.

 

Clemens Holzmeister
Austro-brasileiro e arquiteto-chefe da capital turca, Ancara, Clemens Holzmeister foi professor na Akademie de Bildenden Künste até 1961 e o arquiteto austríaco mais reconhecido internacionalmente, com mais de 700 obras. Entre os projetos em seu nome estão inúmeros edifícios públicos ou semipúblicos e igrejas, com destaque para os estilos monumental e sacro.

 

Otto Wagner
Otto Wagner foi arquiteto, planejador e o maior expoente da arquitetura austríaca. Seus primeiros trabalhos foram inspirados pela arquitetura clássica, já os últimos tinham formas geométricas e ornamentos mínimos. Foi um dos arquitetos mais importantes do início do século XX, período de transição dos estilos arquitetônicos, e um dos fundadores da construção de cidades modernas. Muitos de seus trabalhos se encontram em sua cidade natal, Viena.

 

Serviço
Assunto: Exposição “O modernismo vienense na arquitetura e seu impacto no Brasil”
Quando: Abertura – 2 de agosto, às 16h. Visitação – 2 de agosto a 1º de setembro, de segunda a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 12h
Onde: Vila Cultural Cora Coralina, Rua 3, Setor Central, Goiânia (GO)

 

Fotos: Divulgação

Com: Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta