segunda-feira, 17 de junho de 2024

Ode a Haydn, pai da sinfonia

A temporada da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) deste ano tem sido um grande sucesso. O concerto desta quinta-feira (24) promete encantar e emocionar a plateia. O espetáculo, no Teatro do Instituto Federal de Goiás, tem entrada gratuita e o acesso do público vai ser por ordem de chegada.

No concerto, a plateia vai poder conferir a Sinfonia nº 60, “Il Distrato”, de Haydn e a Sinfonia nº 6, op. 68, “Pastoral” de Beethoven. De acordo com o diretor artístico e maestro titular, Neil Thomson, a Filarmônica vem fazendo um dos projetos mais importantes, que é Haydn no Cerrado. “Nos próximos anos tocaremos todas as 104 sinfonias do grande compositor austríaco.  Esta é a primeira vez que isso é feito na América do Sul”, destaca.

Neil Thomson contextualiza que Haydn era conhecido como o “pai da sinfonia” e sua música é cheia de drama, alegria e, acima de tudo, humor! “O público vai ouvir muito isso nesta sinfonia. O concerto desta quinta-feira é uma continuação deste projeto, de apresentar o trabalho desse compositor para os goianos”.

A 6ª Sinfonia de Beethoven é uma das obras mais populares e queridas do compositor. É também conhecida como Sinfonia “Pastoral”. As “impressões campestres” são, na Pastoral, impressões do próprio compositor, que as transfigura e elabora em realidades musicais. “É uma bela e profunda evocação da natureza”, destaca Neil Thomson.

Raízes

A Temporada “Raízes”, de 2022, vem levando ao público uma variedade de músicas. Muitas delas com inspiração folclórica de Bartok, Guerra-Peixe, Kodaly e Stravinsky, até a música popular de Gershwin, Duke Ellington e Jonny Greenwood. Grandes nomes já foram homenageados como Frank Sinatra e Pixinguinha. Tudo isso cercado pelas composições dos grandes compositores: Bach, Mozart, Haydn, Beethoven, Brahms e Tchaikovsky. “Para a próxima temporada, o desejo é de expandir esse trabalho trazendo  novo repertório e artistas para o público. Anunciaremos os detalhes em breve, mas posso garantir que será uma temporada emocionante!”, finaliza o maestro da Filarmônica de Goiás.

Serviço

Assunto: Filarmônica de Goiás apresenta mais um concerto da Temporada Raízes

Quando: quinta-feira (24/11), às 20h

Onde: Teatro do IFG, Rua 75,  2-186, Setor Central – Goiânia (GO)

Entrada Franca!

Com: Amanda Costa
Foto: Cinthia Oliveira

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta