sexta-feira, 12 de abril de 2024

Onde fica o melhor bar do mundo

 

No descolado bairro de El Born, em Barcelona, na Espanha, fica o Paradiso, bar que foi eleito o melhor do mundo, na edição 2022 da lista do The World’s 50 Best Bars. Quem passa na porta – Carrer de Rera Palau, 4 –, não dá nada por ele. Está localizado atrás de uma tímida porta de uma geladeria, dentro de uma loja de pastrami. Complicado imaginar de primeira observação a experiência que pode ser vivida ao cruzar o que parece um disfarce.

 

O magnífico salão tem formas sinuosas em madeira, bem ao estilo do catalão Gaudi, o mais famoso arquiteto do pedaço. Mas, engana-se quem pensa tratar-se apenas de um espaço bonitinho para se fotografar. Junte-se à beleza da construção, uma equipe-show de – belos – bartenders e garçons dispostos a realizar todos os desejos dos clientes.

 

E é no balcão que a mágica acontece. Coquetéis-labaredas, cheios de fumaça, que mudam de cor de acordo com a luz fluorescente que alcança o copo são servidos em copos com formatos os mais inusitados possíveis. A mixologia é autoral e cada poção daquela tem combinações impensáveis de ingredientes.

 

 

O Paradiso foi fundado no endereço catalão pelo italiano Giacomo Giannotti, que aprendeu tudo sobre coquetelaria em Londres e também trabalha atrás da barra de seu negócio, que ainda serve petiscos escandalosos para não deixar o cliente ir embora mais cedo.

 

Os drinques – O Supercool Martini usa uma mistura de gin ‘super-resfriada’ para construir um iceberg no copo. Outro é o Fleming, inspirado na descoberta da penicilina, que explora a fermentação com uma borda de esporos de cogumelo. Mas o queridinho é mesmo o On Fire, um coquetel de ponche de leite, com bourbon, xerez, tahine, batata-doce e leite defumado. Mas eles são mais de 15 em cada nova temporada criativa. Todos te levam exatamente aonde o nome sugere: ao paradiso!

 

A votação – Ao todo, 650 especialistas, entre consultores, jornalista e bartenders de todo o mundo participam da votação. Cada um tem direito a sete votos com base em suas experiências dos últimos 18 meses. Os eleitores permanecem anônimos e o processo é confidencial – os votantes não podem votar em seus próprios bares e não devem ter interesse financeiro por trás da lista.

 

 

Os 10 primeiros

  1. Paradiso (Barcelona, Espanha)
  2. Tayēr+ Elementary (Londres, Inglaterra)
  3. Sips (Barcelona, Espanha)
  4. Licorería Limantour (Cidade do México, México) Melhor bar da América do Norte
  5. Little Red Door (Paris, França) Prêmio de Bar Sustentável
  6. Double Chicken Please (Nova York, Estados Unidos)
  7. Two Schmucks (Barcelona, Espanha)
  8. Connaught Bar (Londres, Inglaterra)
  9. Kattana Kitten (Nova York, Estados Unidos)
  10. Alquímico (Cartagena, Colômbia) Melhor Bar da América do Sul

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

1 comentários em "Onde fica o melhor bar do mundo"

Deixe uma resposta