Onde fica o melhor bar do mundo
No descolado bairro de El Born, em Barcelona, na Espanha, fica o Paradiso, bar que foi eleito o melhor do mundo, na edição 2022 da lista do The World’s 50 Best Bars. Quem passa na porta – Carrer de Rera Palau, 4 –, não dá nada por ele. Está localizado atrás de uma tímida porta de uma geladeria, dentro de uma loja de pastrami. Complicado imaginar de primeira observação a experiência que pode ser vivida ao cruzar o que parece um disfarce.
O magnífico salão tem formas sinuosas em madeira, bem ao estilo do catalão Gaudi, o mais famoso arquiteto do pedaço. Mas, engana-se quem pensa tratar-se apenas de um espaço bonitinho para se fotografar. Junte-se à beleza da construção, uma equipe-show de – belos – bartenders e garçons dispostos a realizar todos os desejos dos clientes.
E é no balcão que a mágica acontece. Coquetéis-labaredas, cheios de fumaça, que mudam de cor de acordo com a luz fluorescente que alcança o copo são servidos em copos com formatos os mais inusitados possíveis. A mixologia é autoral e cada poção daquela tem combinações impensáveis de ingredientes.
O Paradiso foi fundado no endereço catalão pelo italiano Giacomo Giannotti, que aprendeu tudo sobre coquetelaria em Londres e também trabalha atrás da barra de seu negócio, que ainda serve petiscos escandalosos para não deixar o cliente ir embora mais cedo.
Os drinques – O Supercool Martini usa uma mistura de gin ‘super-resfriada’ para construir um iceberg no copo. Outro é o Fleming, inspirado na descoberta da penicilina, que explora a fermentação com uma borda de esporos de cogumelo. Mas o queridinho é mesmo o On Fire, um coquetel de ponche de leite, com bourbon, xerez, tahine, batata-doce e leite defumado. Mas eles são mais de 15 em cada nova temporada criativa. Todos te levam exatamente aonde o nome sugere: ao paradiso!
A votação – Ao todo, 650 especialistas, entre consultores, jornalista e bartenders de todo o mundo participam da votação. Cada um tem direito a sete votos com base em suas experiências dos últimos 18 meses. Os eleitores permanecem anônimos e o processo é confidencial – os votantes não podem votar em seus próprios bares e não devem ter interesse financeiro por trás da lista.
Os 10 primeiros
- Paradiso (Barcelona, Espanha)
- Tayēr+ Elementary (Londres, Inglaterra)
- Sips (Barcelona, Espanha)
- Licorería Limantour (Cidade do México, México) Melhor bar da América do Norte
- Little Red Door (Paris, França) Prêmio de Bar Sustentável
- Double Chicken Please (Nova York, Estados Unidos)
- Two Schmucks (Barcelona, Espanha)
- Connaught Bar (Londres, Inglaterra)
- Kattana Kitten (Nova York, Estados Unidos)
- Alquímico (Cartagena, Colômbia) Melhor Bar da América do Sul
👏👏👏👏👏👏👆