quinta-feira, 18 de julho de 2024

Pasta faz render o bacalhau

O bacalhau é considerado o prato da páscoa dos cristãos que incorporaram o pescado salgado em suas refeições. No Brasil, ele é bastante consumido na Semana Santa em diversos preparos e marca o fim do jejum de carne vermelha da quaresma em grande estilo. A chef de cozinha especializada em massas italianas, Carina Popolare, resgatou uma receita de família especial para quem deseja manter a tradição com um prato que une a massa pappardelle, bacalhau, azeitonas e alcaparras.

 

De família italiana tradicional, Carina explica que o pescado no país europeu é consumido mais fortemente na sexta-feira da paixão, contudo, nota-se que em terras tupiniquins, o prato tem mais apelo no próprio domingo de páscoa. “Em casa mesmo, minha mãe servia o peixe na sexta, já que o cordeiro era a receita de domingo. Na lista de ingredientes temos também azeitonas e azeite, que tem todo um contexto religioso e faz muito bem para saúde”.

 

À frente do Popolare Massas e Empório, Carina traz sempre em suas receitas esse toque de cozinha afetiva e receitas que aprendeu com sua mãe. A massa pappardelle é um dos produtos disponíveis no empório o ano todo, já o bacalhau ela disponibiliza para os clientes extraordinariamente neste período. Lá também é possível encontrar, por exemplo, ingredientes em conserva e queijos.

 

Se o bacalhau não for uma opção, Carina sugere também ravióli de camarão e cream cheese que cai perfeitamente bem com molho bobó de camarão, ou o carro chefe da temporada da Semana Santa, o sfogliatti branco com recheio de 4 queijos. “Outro prato infalível para quem está evitando carne é a trouxinha recheada aos 4 queijos, que geralmente é servida com molho sugo e acompanha muito bem um almoço que tenha peixes como o salmão ou até mesmo bacalhau.

 

Pappardelle ao bacalhau e azeitonas preta

Tempo: em torno de 30 minutos

Rendimento: 5 pessoas

 

Ingredientes 

600 gr de bacalhau dessalgado e cortado em cubos pequenos

500 gr de massa pappardelle

5 a 6 colheres de azeite

1 cebola roxa pequena cortadas cubinhos

2 colheres de alcaparras (opcional) cortadas bem picadinhos

À gosto – azeitonas  pretas ( cortadas ao meio)

1 lata de tomate pelado triturado grosseiramente

Parmesão (opcional)

1 maço de salsinha (finalização)

 

Preparo 

Em uma panela colocar o azeite para aquecer e fritar levemente as alcaparras trituradas (no máximo 1 minuto)

Entrar com a cebola nesse azeite para soltar o aroma.

Entrar com o bacalhau ( já dessalgado – dica: por 2 dias em água gelada, trocando a água a cada cinco horas e conservando na geladeira).

Deixar ele refogar de cinco  a sete  minutos e colocar o tomate pelado. Mexer bem e deixar cozinhar em fogo baixo por 20 minutos, mexendo de vez em quando.

Quando passar os 20 minutos acrescentar as azeitonas e deixar cozinhar por mais três minutos e se sentir que está seco, acrescentar uma concha da água do cozimento da massa. Experimentar se será necessário sal .

Desligar o fogo e acrescentar a salsinha.

 

Massa 

Colocar 500 g do pappardelle da Popolare para cozinhar por dois minutos,  em cinco litros de água fervente com sal.

Assim que estiver pronto escorrer e colocar no molho incorporar bem o molho na massa.

Servir com parmesão

 

Com: Giro Comunicação

Avatar

Este post foi escrito por: Britz Lopes

As opiniões emitidas nos textos dos colaboradores não refletem necessariamente, a opinião da revista eletrônica.

Deixe uma resposta